Professor Bruno Marques

Imagine chegar no dia da prova do concurso de Aluno Soldado e Oficial da PM/AM, organizado pela Banca FGV e ver que o tema cobrado na discursiva/redação você já conhece e treinou?!

O sonho de todo candidato é chegar no dia da prova de redação já sabendo qual será o tema que será cobrado.

Ainda mais em um concurso concorrido como o de Aluno Soldado e Oficial da PM/AM, organizado pela Banca FGV.

Lembrando que a discursiva do concurso de Aluno Soldado e Oficial da PM/AM terá que ser elaborada em no máximo 15 linhas, algo novo para muitos candidatos.

É claro que não é fácil acertar previamente qual será o tema cobrado na prova discursiva por qualquer banca, ainda mais a Banca FGV.

Contudo, com a experiência que temos e com um gigantesco banco de provas discursivas de concursos anteriores (mais de 16 mil temas), aumenta a chance de acertamos, como aconteceu no concurso de escrivão da PC/DF, dentre outros.

Então, sem delongas, vamos ver alguns temas de redação inéditos no estilo da Banca FGV, para o concurso de Aluno Soldado e Oficial da PM/AM.

1º Tema

Leia com atenção o trecho a seguir:

“Tal é o poder da lei que a sua elaboração reclama precauções severíssimas. Quem faz a lei é como se estivesse acondicionando materiais explosivos. As consequências da imprevisão e da imperícia não serão tão espetaculares, e quase sempre só de modo indireto atingirão o manipulador, mas podem causar danos irreparáveis.”
(Victor Nunes Leal. Técnica Legislativa.
In: Estudos de direito público. Rio de Janeiro, 1960.)

Com base no trecho acima, elabore um texto dissertativo-argumentativo, entre 25 e 30 linhas, discutindo a questão por ele levantada.

Para ver o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui!

2º Tema

Durante o Curso de Formação de Soldado PM (CFSD PM), um aluno-soldado que realizava um treinamento no pátio do centro de treinamento da PM/AM, começou a sentir uma necessidade repentina de utilizar o banheiro. Como o alojamento dos alunos-soldados estava distante do local, sem solicitar a autorização do comandante da instrução, correu até o prédio mais próximo e adentrou no alojamento dos Oficiais Superiores. Ao sair do banheiro, o aluno-soldado foi interpelado pelo Oficial presente acerca dos fatos.

Considerando os fatos narrados e o previsto na Lei nº 1.154/1975 (Estatuto dos Policiais Militares do Estado do Amazonas), redija um texto abordando os seguintes aspectos:

a) discorra sobre o conceito de hierarquia e disciplina e informe se houve alguma violação de hierarquia e disciplina no caso narrado.

b) explique como são formados os ciclos hierárquicos e a escala hierárquica na Polícia Militar do Estado do Amazonas e informe se houve alguma violação de ciclo e escala hierárquica no caso narrado.

Para ver o enunciado completo da questão, o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui!

3º Tema

Durante patrulhamento no bairro Educandos, na cidade de Manaus/AM, o Cabo Theodoro, juntamente com o 1º Tenente Berto, perceberam um prédio em chamas. Ao parar a viatura que dirigia, o cabo Theodoro de pronto arrombou a porta de ferro de acesso ao edifício, que estava trancada, enfrentou as labaredas, a fumaça e a alta temperatura, arriscando sua própria vida para resgatar os moradores do edifício, que dormiam sem perceber que o edifício estava pegando fogo. Enquanto isso, o 1º Tenente Berto ficou na viatura solicitando ao Copom auxílio do Corpo de Bombeiros, passando as informações acerca da localidade da ocorrência e da quantidade de vítimas. Ao final, 20 pessoas foram resgatadas com ferimentos leves e intoxicação pela fumaça. O Cabo Theodoro sofreu algumas queimaduras superficiais.

Considerando os fatos narrados e o previsto na Lei nº 1.116/1974 (Lei de Promoção de Oficiais) e na Lei nº 4.044/2014, redija um texto discorrendo se os atos praticados pelos policiais militares ensejam a promoção por bravura, abordando, necessariamente, as características de tal promoção.

Para ver o enunciado completo da questão, o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui!

Gostou dos temas de redação inéditos elaborados no estilo da Banca FGV?

Quer ver mais temas de discursiva especialmente selecionados para o concurso de Aluno Soldado e Oficial da PM/AM – Banca FGV?

Então acesse a seleção de Temas Quentes para esse concurso!

Deixe seu comentário se você gostou dos temas de redação e comente também qual outro tema de redação que você acha que tem chance de ser cobrado na prova do concurso de Aluno Soldado e Oficial da PM/AM – Banca FGV.

Se você possui dificuldade com a prova de redação, se matricule no nosso exclusivo Curso de Redação para o concurso de Aluno Soldado e Oficial da PM/AM – Banca FGV.

Link para participar do Telegran da Academia de Discursivas: https://t.me/academiadediscursivas

Instagram: @prof.brunomarques

Academia de Discursiva: https://voceconcursado.com.br/cursos/academia-de-discursivas/

 

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários