Concurso IBAMA – Analista Administrativo – Cebraspe – Temas Inéditos para a Discursiva

Professor Bruno Marques

Imagine chegar no dia da prova do concurso de Analista Administrativo do IBAMA, organizado pela Banca Cebraspe e ver que o tema cobrado na prova discursiva você já conhece e treinou?!

O sonho de todo candidato é chegar no dia da prova discursiva já sabendo qual será o tema que será cobrado.

Ainda mais em um concurso concorrido como o de Analista Administrativo do IBAMA, organizado pela Banca Cebraspe.

É claro que não é fácil acertar previamente qual será o tema cobrado na prova discursiva por qualquer banca, ainda mais a Banca Cebraspe.

Contudo, com a experiência que temos e com um gigantesco banco de provas discursivas de concursos anteriores (mais de 16 mil temas), aumenta a chance de acertamos, como aconteceu no concurso de escrivão da PC/DF, dentre outros.

Então, sem delongas, vamos ver alguns temas de redação inéditos no estilo da Banca Cebraspe, para o concurso de Analista Administrativo do IBAMA.

1º Tema

O conceito de renúncia de receita fiscal é algo que envolve elevado grau de subjetividade. A necessidade de estabelecer uma linguagem comum quando se trata de identificar e avaliar o conjunto de incentivos fiscais em vigor na economia brasileira tem levado o próprio Poder Executivo Federal a rever conceitos consagrados e alterar suas projeções de renúncia de receita tributária.

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, elabore um texto dissertativo abordando o que se pede a seguir:

  1. Discorra sobre o conceito de renúncia de receitas, com base na Lei de Responsabilidade Fiscal. [valor: 10,00 pontos]
  2. Liste as condições necessárias para que o Poder Executivo possa renunciar receitas públicas. [valor: 10,00 pontos]
  3. Informe se há limitações expressas na LRF para a renúncia de receita e, se houver, cite quais são. [valor: 8,50 pontos]

Para ver o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui!

2º Tema

Em análise das contas do Poder Executivo da União, realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), foram verificadas as seguintes situações:

  • Ao final do segundo bimestre de exercício da LOA, constatou-se que as receitas efetivamente arrecadadas foram inferiores às projetadas na LOA e que não será atingida a meta de resultado primário definida na LDO.
  • O presidente do Poder Executivo encaminhou determinação de contingenciamento despesas ao Presidente do TCU.
  • O Relatório de Gestão Fiscal, publicado no final do 1º quadrimestre, apresentava gastos com pessoal superiores de 41% da receita corrente líquida.

Considerando a situação hipotética acima, redija um parecer acerca do tema:

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: INSTRUMENTOS DE EQUILÍBRIO DOS GASTOS PÚBLICOS.

No seu texto, aborde necessariamente os seguintes tópicos:

  1. Objetivos da LRF na responsabilidade da gestão fiscal. [Valor: 15,00 pontos]
  2. Medidas que devem ser adotadas pelo Poder Executivo relacionas ao déficit de arrecadação apontado na análise do TCU. [Valor: 20,00 pontos]
  3. Regras para contingenciamento da despesa, levando em consideração o caso concreto. [Valor: 20,00 pontos]
  4. Limite de gastos do Poder Executivo Federal com despesa de pessoal e, se necessárias, medidas a serem adotadas pelo Poder Executivo para adequar o limite de gatos. [Valor: 40,00 pontos]

Para ver o enunciado completo da questão, o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui!

Tema extra cobrado recentemente pela banca Cebraspe no concurso da PG/DF 2021

Ao assumir a gestão de um órgão público, determinado administrador identificou a necessidade de reformulação do planejamento estratégico, a fim de promover uma adequada orientação quanto aos objetivos a serem cumpridos para o alcance da visão e da missão organizacional. Para tanto, solicitou à sua equipe de assessoramento a realização de uma análise SWOT sobre o órgão. Ao receber o resultado dessa análise, identificou que a melhor estratégia a ser adotada pelo órgão seria uma estratégia de crescimento. Partindo disso, solicitou também à equipe a elaboração de uma matriz GUT.

Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo atendendo ao que se pede a seguir.

1 Apresente o conceito e a finalidade da análise SWOT. [valor: 8,00 pontos]
2 Discorra sobre as quatro dimensões da sigla SWOT. [valor: 18,00 pontos]
3 Identifique as dimensões da análise SWOT que caracterizam o cenário predominante no órgão público mencionado na situação hipotética, tendo em vista a indicação da estratégia de crescimento. [valor: 4,00 pontos]
4 Apresente o conceito e a finalidade da matriz GUT. [valor: 8,00 pontos]

Para ver o enunciado completo da questão, o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui!

Deixe seu comentário se você gostou dos temas de discursiva e comente também com outro tema de discursiva que você acha que tem chance de ser cobrado na prova do concurso de Analista Administrativo do IBAMA – Banca Cebraspe.

Se você possui dificuldade com a prova discursiva, se matricule no nosso exclusivo Curso de Discursiva para o concurso de Analista Administrativo do IBAMA – Banca Cebraspe.

Link para participar do Telegran da Academia de Discursivas: https://t.me/academiadediscursivas

Instagram: @prof.brunomarques

Academia de Discursiva: https://voceconcursado.com.br/cursos/academia-de-discursivas/

 

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários