Concurso Emergencial da Receita Federal em 2018: promessa do Ministério do Planejamento

Professor Gabriel Rissato

Saudações aos concurseiros.

Segundo reportagem veiculada pelo Sindicato dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (SINDIRECEITA), houve recentemente uma reunião em Brasília que contou com a participação do nosso Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas lá da RFB, Auditor-Fiscal Antônio Márcio de Oliveira Aguiar.

Vamos analisar esse fato.

Entre os temas abordados, um merece destaque, conforme trecho que replico abaixo:

“O representante da RFB relatou que obteve uma promessa do Ministério do Planejamento para a realização de um concurso emergencial para o segundo semestre desse ano com contratação para o primeiro semestre de 2019. De acordo com as informações transmitidas, serão 700 vagas para Auditores-Fiscais, 1.453 para Analistas-Tributários e 1.200 para Administrativos. ‘Já caminhamos também com uma sinalização positiva para a realização de um concurso para 2019, com contratação em 2020. Serão 500 vagas para Auditores-Fiscais, 800 para Analistas-Tributários e 1.000 Administrativos. A Receita Federal perde 7% da sua força de trabalho por ano, por esse motivo acreditamos na realização desses concursos com esses números de vagas, para possibilitar também a inversão da pirâmide. Hoje temos 9.600 Auditores e 6.700 Analistas, número esse que decresce a cada ano’, disse. […] Segundo o coordenador-geral, a RFB retornará com o curso de formação e serão 100 dias para o Auditor-Fiscal e 60 para o Analista-Tributário. Ele disse que metade desse curso será sobre a postura profissional que se espera desse servidor, o código de ética, os valores da Casa, etc. ‘Precisamos de competência além da inteligência. Pessoas que tenham vocação. Então o próximo concurso de formação irá envolver conceitos de gestão de competência para que possamos selecionar pessoas que de fato tenham o perfil para trabalhar na RFB’, garantiu.”

Pode-se extrair da notícia acima que o concurso para a Receita Federal, tanto para Auditores quanto para Analistas e Administrativos, está muito próximo de ocorrer.

Semanas atrás, já havia sido divulgado pela Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas da RFB um slide contendo dados sobre a situação atual da força de trabalho no órgão e a necessidade premente de um concurso público.

Na oportunidade, foi divulgado o quantitativo de 700 cargos de Auditor, 1.453 de Analista, 904 de ATA Nível Médio e 257 de ATA Nível Superior como o mínimo necessário a fim de repor o quadro funcional da entidade. Percebe-se que são números praticamente iguais aos divulgados agora pelo Coordenador-Geral.

Ao que tudo indica, as informações com as quantidades de vagas estão alicerçadas em pedido formal realizado pelo Ministério da Fazenda junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), este último o responsável por autorizar a realização do certame.

O pleito, registrado sob o nº 03000001351201782 e protocolado em 25/05/2017, permanece pendente de decisão.

É uma ótima notícia para ajudar os concurseiros de plantão na árdua tarefa de acelerar o ritmo de estudos! Há, como bem mencionado, fortes indícios de que será lançado edital ainda este ano (2018) com 700 vagas para Auditor, mais de 1.400 para Analista e outras 1.200 para ATA, níveis médio e superior.

O infográfico abaixo demonstra essa necessidade atual e o risco de agravamento bem rápido da situação, com as aposentadorias:

Concurso Receita Federal

Ainda que se alterem os quantitativos, lembrem-se de que a Receita Federal tem a tradição de nomear sempre o dobro do número de vagas. Chance excelente para o candidato ávido finalmente alcançar o cargo almejado!

Bons estudos a todos e um forte abraço.

Prof. Gabriel Rissato | Professor de Legislação Aduaneira |Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários