Concurso DPDF/2020 – Deputada Júlia Lucy solicita esclarecimentos acerca da realização das provas!

Professor Reynaldo Assunção

Após requerer a suspensão do concurso da PCDF junto ao TCDF, a Deputada Júlia Lucy encaminhou requerimento de informações a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) acerca da realização do concurso da DPDF/2020 (Cebraspe).

Conforme mencionado, a prova do concurso da PCDF/2020 foi adiada logo após o envio, pela Deputada Júlia Lucy, de Representação ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

Não se sabe ao certo se a representação foi decisiva para o adiamento, mas é bem provável que tenha influenciado a decisão.

Agora é a vez da prova do concurso da DPDF/2020 entrar na pauta das reinvindicações para ser adiada.

Concurso DPDF/2020

Conforme o cronograma, Anexo I ao Edital nº 1 – DPDF – Analista, de 20 de julho de 2020, as provas objetivas e discursivas  do concurso da DPDF/2020 estão marcadas para serem realizadas no dia 8 de novembro de 2020, tendo a banca Cebraspe como organizadora do concurso.

Contudo, segundo a Deputada Julia Lucy, até o momento “não há qualquer notícia de medidas de prevenção a serem adotadas no certame“.

Deputada Distrital Júlia Lucy (Novo)

A Parlamentar levanta o ponto acerca da incógnita na qual vive os candidatos. Estes estão sem saber se a prova será ou não realizada e se medidas contra o contágio serão adotadas, tanto pela DPDF, quanto pelo Cebraspe:

A incógnita que paira sobre os candidatos e todos os interessados é gigantesca e certamente afasta potenciais candidatos afetando a própria isonomia que se é demandada da seleção“.

Assim, a Deputada Júlia requer, no documento enviado a DPDF, que sejam apresentadas as medidas de segurança que serão adotadas para assegurar a incolumidade de candidatos e organizadores, em especial quanto à:

  • garantir a distância mínima de dois metros entre as pessoas;
  • garantir ambiente ventilado e arejado;
  • proibir a participação na equipe organizadora de pessoas consideradas do grupo de risco;
  • evitar aglomeração nas entradas e pontos comuns;
  • disponibilizar álcool em gel 70%;
  • manter os banheiros e demais locais do estabelecimento higienizados e com suprimentos suficientes para possibilitar a higiene pessoal;
  • exigir utilização de máscaras de proteção facial;
  • aferir a temperatura de todos os candidatos e organizadores;
  • definir local isolado para garantir a realização de prova de candidatos de grupo de risco; e
  • definir local isolado para garantir a realização de prova para candidatos sintomáticos.

Cabe salientar que, em 13/10/2020, o Distrito Federal apresentava a marca de mais de 200 mil casos confirmados e 3.440 óbitos por Covid-19 (dados do GDF).

A Deputada Júlia, no requerimento de informações, discorre, ainda, que os esclarecimentos se fazem necessários para garantir a segurança de todos os envolvidos no concurso público da DPDF/2020.

Ademais, segundo a Parlamentar, as informações são necessárias, considerando que outros concursos, como o da PCDF/2020, tiveram as provas adiadas, acrescentando que:

“Tendo em vista que incumbe à Defensoria Pública a defesa dos direitos individuais e coletivos dos necessitados, é essencial que sejam prestadas as informações supra elencadas, com a urgência que se faz necessária.”

Por fim, a Deputada argui pelo adiamento das provas pelo período definido como estado de calamidade pública no Distrito Federal, ou seja, até 31 de dezembro de 2020, caso as medidas de segurança propostas não sejam totalmente satisfatórias.

Para ler o documento na íntegra, clique aqui!

E você o que acha? É a favor ou contra o adiamento da prova do concurso da DPDF/2020? Deixe seu comentário.

Atualização

Nesta quarta-feira (14/10) o Cebraspe publicou edital informando a retificação do cronograma constante do Anexo I do Edital nº 1 – DPDF – Analista, de 20 de julho de 2020.

Dessa forma, as provas objetivas e discursivas foram remarcadas para 22/11/2020. 

Veja também o nosso curso de discursivas para o concurso da DPDF/2020.

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários