Concurso ALEMA – CEPERJ – Técnico de Gestão Administrativa – Temas Inéditos para a Discursiva

Professor Bruno Marques

Imagine chegar no dia da prova do concurso de Técnico de Gestão Administrativa da ALEMA, organizado pela Banca CEPERJ e ver que o tema cobrado na discursiva você já conhece e treinou?!

O sonho de todo candidato é chegar no dia da prova de redação já sabendo qual será o tema que será cobrado.

Ainda mais em um concurso concorrido como o de Técnico de Gestão Administrativa da ALEMA, organizado pela Banca CEPERJ.

Lembrando que a discursiva do concurso de Técnico de Gestão Administrativa da ALEMA terá que ser elaborada em no máximo 15 linhas, algo novo para muitos candidatos.

É claro que não é fácil acertar previamente qual será o tema cobrado na prova discursiva por qualquer banca, ainda mais a Banca CEPERJ.

Contudo, com a experiência que temos e com um gigantesco banco de provas discursivas de concursos anteriores (mais de 16 mil temas), aumenta a chance de acertamos, como aconteceu no concurso de escrivão da PC/DF, dentre outros.

Então, sem delongas, vamos ver alguns temas de redação inéditos no estilo da Banca CEPERJ, para o concurso de Técnico de Gestão Administrativa da ALEMA.

1º Tema

 

Tendo como base o texto a seguir, discorra sobre a mulher na política brasileira, respondendo de forma clara, consistente e bem fundamentada se, no Brasil, as mulheres possuem mais conquistas ou desafios na política brasileira?

A história mostra a longa caminhada das brasileiras para se emanciparem politicamente. Somente em maio de 1933, na eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, as mulheres, pela primeira vez e em âmbito nacional, conquistaram o direito de votar e serem votadas. E foi apenas na Constituição Federal de 1988 que passaram a ser vistas como iguais aos homens. Em 2018, o Tribunal Superior Eleitoral determinou aos partidos políticos a obrigatoriedade de reservar pelo menos 30% dos recursos do fundo eleitoral para as candidatas. Tivemos mais mulheres eleitas, mas não o suficiente para o equilíbrio de gêneros. (Renata Abreu. A Reforma Eleitoral deve incluir cota de gênero nas cadeiras do Congresso? SIM. In: Folha de São Paulo, 14/5/2021 (com adaptações).)

Para ver o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui!

2º Tema

Com a pandemia do novo coronavírus, empregadores de todos os setores produtivos se viram obrigados a adotar às pressas o teletrabalho. O que pareceu apenas uma questão logística, no entanto, teve grandes impactos no setor público, revelando tanto obstáculos quanto ganhos de eficiência nos serviços prestados aos cidadãos. Diante esse cenário, elabore um texto dissertativo-argumentativo respondendo às seguintes perguntas: quais os impactos da pandemia da Covid-19 nas instituições públicas? Quais os desafios para implementação do home office no setor público?

Para ver o enunciado completo da questão, o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui!

3º Tema

Texto I

Entrou em vigor no dia 7 de junho de 2010, a Lei Complementar 135/10 – conhecida como Ficha Limpa. A Lei trata da proibição de candidaturas de pessoas com pendências judiciais e chegou à Câmara com assinaturas de mais de 1,6 milhão de pessoas. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que está à frente da iniciativa, pressionou o Congresso para que a aprovação ocorresse antes das convenções partidárias que começam em 10 de junho.

A aprovação do projeto Ficha Limpa é oriundo da pressão popular, reflete a indignação da sociedade, significa um avanço no amadurecimento das instituições brasileiras e ética na política. É inaceitável que pessoas com vida pregressa reprovável se candidatem a representar a sociedade brasileira, pois não são dignas de exercer um mandato popular e representar o interesse social.

Fonte: https://www.conjur.com.br/2010-jun-22/ficha-limpa-traz-luz-importancia-eticacidadania

Texto II

STF julga em fevereiro prazo de inelegibilidade pela Lei da Ficha Limpa

O plenário do Supremo Tribunal Federal vai retomar em 3 de fevereiro o julgamento que de uma ação que discute o prazo pelo qual um candidato é considerado inelegível pela Lei da Ficha Limpa, ou seja, vai decidir se a inelegibilidade pode exceder ou não o prazo de oito anos no caso concreto.

Em dezembro de 2020, o ministro Kassio Nunes Marques atendeu a um pedido do PDT e suspendeu um trecho da Lei da Ficha Limpa para que a justiça eleitoral realize a detração (desconto) da inelegibilidade que começa a ser cumprida desde a condenação de segunda instância e do período de cumprimento da pena.

Alguns dias depois, o ministro Luís Roberto Barroso decidiu paralisar a posse de políticos que tentam liberar o registro de sua candidatura com base na decisão de Kassio Nunes Marques sobre a Lei da Ficha Limpa.

Fonte: https://www.oantagonista.com/brasil/stf-julga-em-fevereiro-prazo-de-inelegibilidade-pela-lei-da-ficha-limpa/ em (11/01/2022)

Considerando que os fragmentos de texto acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: Lei da Ficha Limpa: Um dos pilares do combate à corrupção ou legado de “candidatos laranja”?

Para ver o enunciado completo da questão, o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui!

Gostou dos temas de redação inéditos elaborados no estilo da Banca CEPERJ?

Quer ver mais temas de discursiva especialmente selecionados para o concurso de Técnico de Gestão Administrativa da ALEMA – Banca CEPERJ?

Então acesse a seleção de Temas Quentes para esse concurso!

Deixe seu comentário se você gostou dos temas de redação e comente também qual outro tema de redação que você acha que tem chance de ser cobrado na prova do concurso de Técnico de Gestão Administrativa da ALEMA – Banca CEPERJ.

Se você possui dificuldade com a prova de redação, se matricule no nosso exclusivo Curso de Redação para o concurso de Técnico de Gestão Administrativa da ALEMA – Banca CEPERJ.

Link para participar do Telegran da Academia de Discursivas: https://t.me/academiadediscursivas

Instagram: @prof.brunomarques

Academia de Discursiva: https://voceconcursado.com.br/cursos/academia-de-discursivas/

 

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários