Bizu para a prova discursiva do concurso do STJ

A prova do concurso do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ocorrerá no próximo domingo, dia 8 de abril de 2018. Pela manhã, serão aplicadas as provas para os cargos de nível superior. Para quem vai concorrer aos cargos de nível médio, a prova será realizada na parte da tarde.

A prova discursiva valerá 40 pontos, sendo eliminados os candidatos que tirarem nota inferior a 20 pontos (nota mínima)!

ENTÃO, O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA NÃO SER REPROVADO?

Vou responder isso rapidamente, para que não perca muito tempo!

A primeira informação é: a prova da manhã começa às 8h e a da tarde, às 15h. Você deve chegar no seu local de prova com 1 hora antes. Mas para isso, precisa sair com muita antecedência de casa.

Nos últimos concursos realizados em Brasília, o trânsito ficou engarrafado em vários locais de prova e muitos candidatos não conseguiram chegar a tempo. Então, não vacila! Saia de casa com antecedência.

1º) QUEM DEVE SE PREPARAR PARA A PROVA DISCURSIVA?

A prova discursiva será aplicada para TODOS os cargos de ANALISTA e TÉCNICO! Segundo o item 10 do Edital, a prova discursiva consistirá na redação de um texto dissertativo de até 30 linhas, valendo 40 pontos.

A única diferença entre a prova de analista e técnico é o tema da redação. Veja:

Analista: Conhecimento Específico

Técnico: Conhecimento de atualidades

2º) COMO A BANCA CESPE VAI CORRIGIR A SUA REDAÇÃO?

O espelho do CESPE divide a correção em 2 partes: Aspectos Macroestruturais e Micro estruturais.

Os aspectos macroestruturais terão pontuação positiva e os aspectos micro estruturais, negativa.

Nos aspectos Macroestruturais, o CESPE deve dividir a pontuação da seguinte maneira: 2 pontos para Apresentação e Estrutura Textual e 38 pontos para Desenvolvimento do Tema. Veja que a soma dá 40 pontos.

Em Apresentação e Estrutura Textual, a Banca vai observar alguns aspectos estruturais, como legibilidade, respeito às margens, indicação de parágrafos e organização das ideias em texto estruturado.

Já no aspecto Micro estrutural, a Banca vai descontar os erros de gramática. O cálculo é simples:

1º) soma a quantidade de erros que o candidato cometeu e multiplica por 2.

2º) soma a quantidade de linhas que o candidato escreveu.

3º) divide o passo 1º pelo 2º.

Para um aluno que escreveu 30 linhas perder 1 ponto na prova no aspecto micro estrutural, ele precisaria cometer 15 erros de gramática! Isto é, um erro a cada 2 linhas! Então, escreva sempre 30 linhas e não se preocupe muito com a gramática.

Em resumo, temos o seguinte:

Observe que o aspecto mais importante da prova é o Desenvolvimento do tema, que, por sua vez, está ligado ao conhecimento sobre o conteúdo. Vamos falar sobre isso! 

3º) COMO VOCÊ DEVE RESPONDER AO TEMA?

A Banca CESPE tem um modelo próprio de elaborar questões discursivas. Em regra, o enunciado da questão discursiva é dividida em 3 (três) partes: Texto motivado, Comando da questão e Tópicos (junto ou separado do comando da questão).

O Texto motivador mostrará o posicionamento da Banca sobre determinado Assunto. Serve apenas para lhe dar um posicionamento sobre o tema.

O Comando da questão serve para indicar o tipo de texto e o Tema da questão. A Banca pedirá para elaborar um texto dissertativo.

Por fim, os Tópicos são as perguntas que você deverá responder. Você transformará os tópicos em tópicos frasais e deverá posicioná-los no início de cada parágrafo.

Veja um exemplo:

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE/DF), aplicada em 2017 pelo CESPE.

Texto motivador:

O cubano Fidel Castro, que, por cinco décadas, desafiou o poder norte-americano com a criação de um Estado comunista às portas dos Estados Unidos da América, morreu aos noventa anos de idade, em Havana. O anúncio provocou festa entre exilados cubanos em Miami e manifestações de pesar de grande parte da comunidade internacional. Em Cuba, enquanto alguns comemoravam pelas ruas, muitos lamentavam a morte de Fidel, visto como herói por parte da população. A saída dele do poder, em 2006, não significou o fim do regime, que, com cinquenta e sete anos, é a ditadura de mais longa duração da história latino-americana e a única que perdura na região. Com exceção da rainha Elizabeth II, ele era o líder vivo há mais tempo no poder.

Folha de S.Paulo, especial, 27/11/2016, capa (com adaptações).

Comando da questão:

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

CUBA SE DESPEDE DE FIDEL CASTRO

Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes tópicos.

Tópicos

1 Contexto de ascensão do líder cubano ao poder e seu impacto no continente americano. [valor: 13,00 pontos]

2 Cuba na atualidade: conquistas sociais e repressão política. [valor: 12,50 pontos]

3 Visões contraditórias acerca de Fidel, evidenciadas após seu falecimento. [valor: 12,50 pontos]

Para não errar e aumentar as chances de ganhar pontos em Desenvolvimento do Tema, você fará um parágrafo para responder a cada Tópico. Não precisa inserir nem Introdução, nem Conclusão.

Ok, Bruno! Já sei como eu devo responder à prova. Mas para tirar uma nota boa, precisarei ter um conhecimento mínimo sobre o TEMA, certo?

Sim, por isso preparei alguns possíveis temas que podem ser cobrados na sua prova.

4º) QUAIS OS TEMAS COM MAIOR CHANCE DE CAIR NA PROVA?

CARGO DE TÉCNICO

No cargo de técnico, o edital traz os seguintes temas possíveis:

Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

Resumindo: Pode cair qualquer assunto!

Mas, para não ter que estudar tudo, selecionei alguns temas de Atualidades um pouco mais específicos.

Como o STJ possui diversas ações na área de sustentabilidade, o cenário que o ano de 2017 foi marcado por sérios problemas hídricos e o Brasil sediou o Fórum Mundial da Água, acredito que um tema bem provável de cair na sua prova discursiva é:

  • Sustentabilidade ambiental e ecologia (Água).

Por fim, apenas com base na análise das últimas provas do CESPE, seguem alguns temas costumeiramente cobrados pela Banca:

  • Vantagens e desvantagens do avanço tecnológico (segurança da informação e internet).
  • Educação e seus impactos na política.
  • Terrorismo e imigração no cenário internacional.

Para os cargos de analista, o edital afirma que cobrará um tema de conhecimento específico. Isto quer dizer que será cobrado um tema específico para cada área.

A quantidade de assuntos passíveis de cobrança é infinita. No entanto, analisando a natureza do STJ e os cargos mais cobrados pela Banca CESPE, consegui relacionar alguns assuntos com maior potencial de cair na prova de AJ-AA e AJ-AA/AJ-OJA 

CARGO DE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA

  • Administração Pública Gerencial e diferença entre governabilidade e Governança;
  • Ciclo orçamentário e regras para aprovação do PPA, LDO e LOA.
  • Improbidade administrativa (responsabilidades civil, penal e administrativa e conceito de agente público)
  • Serviços sociais autônomos: tipos, natureza jurídica e controle financeiro.
  • Novo regime fiscal (EC nº 95/2016)
  • Licitação: a supremacia do interesse públicos nos contratos administrativos.

CARGO DE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA e OFICIAL DE JUSTIÇA AVALIADOR

  • Princípios do direito processual penal (sujeitos da relação processual e inquérito)
  • Improbidade administrativa (responsabilidades civil, penal e administrativa e conceito de agente público)
  • Punibilidade (conceito e causas de extinção).
  • Princípios penais (reserva legal, anterioridade da lei penal e intranscendência da pena) natureza jurídica e objetivos de cada um.
  • Remédios constitucionais (habeas corpus; habeas data; mandado de segurança; mandado de injunção, ação popular e ação civil pública.)
  • Medidas assecuratórias: sequestro, hipoteca legal e arresto.

Logicamente, não tenho certeza se esses serão os temas da prova, mas o CESPE gosta desses assuntos, então vale a pena dar uma lida. Afinal, quem não gosta de pegar o Caderno de Questões e descobrir que sabe tudo sobre o Tema da discursiva? Dá muita tranquilidade na hora de responder à prova, não dá?

Além disso, o conhecimento não será perdido. Você poderá utilizar parte do que leu para responder a um dos tópicos da discursiva ou, até mesmo, para acertar uma questão da prova objetiva.

Agora, se eu não acertar nenhum dos temas, tenho certeza de que aplicando as técnicas de discursiva que expliquei nesse artigo, você conseguirá se tirar uma boa nota.

Desejo a você uma boa prova!

Bruno Marques.

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários