9 conselhos que eu gostaria de ter recebido (especialmente o 8º)

Recentemente estive refletindo sobre minha caminhada até a conquista de meu cargo sonhado. Então, ocorreu-me um exercício mental: que dicas ou conselhos eu gostaria de ter dado para o Eduardo concurseiro, o “eu” de alguns anos atrás, que começava a estudar para ingressar na área jurídica do serviço público.

Se eu pudesse dar um único conselho a quem almeja um cargo público, eu diria: faça com paixão! Se eu pudesse dar dois, eu diria: faça com paixão, mas conhece-te a ti mesmo.

Boa remuneração, estabilidade, prestígio, tudo isso é muito atraente, mas se focar unicamente nisso, é o primeiro passo com destino ao fracasso. Siga os seus instintos, identifique sua vocação, descubra, dentro de si mesmo, onde você será capaz de fazer aquilo a que deve se propor um servidor público, seja ele juiz, procurador, analista ou técnico: servir ao público.

Conheceu-se? Agora, organize-se! Disseque o edital do último concurso relativo ao cargo dos seus sonhos, aquele em que acreditas que reside sua vocação, e planeje seu esquema de estudos. Estabeleça as matérias para cada dia da semana, bem como o tempo dedicado a cada uma delas, a depender da sua disponibilidade. A não ser que haja algo flagrantemente errado, confie no seu planejamento, seja fiel a ele e siga em frente.

Leia a Constituição! Sim, leia parcelas da Constituição da República todos os dias. De preferência, deixe uma “constituiçãozinha” em cada lugar da casa, do trabalho. Surgiu uma oportunidade, leia-a. Faça esse exercício despretensioso. Aliás, não negligencie a “lei seca”. Doutrina, jurisprudência, é tudo muito importante, mas primeiro leia a lei; sem nada; seca. O que diz a lei? O que está nela? Eu diria que isso resolverá mais da metade das questões, além de lhe acompanhar pelo resto da vida.

Em Direito Processual Civil, não poderia ser diferente: leia o Código de Processo Civil! Leia-o mais de uma vez. Aproprie-se dele! Não tenha a pretensão ingênua de decorá-lo. Ambicione internalizá-lo, captar o seu sentido, seu espírito. Dê vida própria ao Código. Aliás, se eu fosse um examinador de prova oral, eu talvez faria uma única pergunta ao candidato: quantos artigos tem o Código de Processo Civil?

Faça provas anteriores! Desenvolva o hábito de responder questões de provas anteriores. Além de ser um excelente exercício de fixação de conhecimento, lembre-se que, anualmente, realizam-se centenas de concursos no país. Logo, as questões se repetem. É impossível não se repetirem, ainda que com outra configuração.

Confie no seu material! Gaste tempo preparando seu material, reunindo-o. Após isso, confie nele! Apaixone-se! Tenha fé no seu instrumento!

Não renuncie ao lazer! Encontre tempo para cuidar do seu equilíbrio emocional. Realize uma atividade que lhe proporcione prazer. Vá à academia, ao futebol, ao parque, assista uma série, passeie com o cachorro… Não esqueça que não somos máquinas. Diga sim à vida!

Por fim, não feche portas. Eu disse para você conhecer a si mesmo; para identificar seu lugar no mundo, é verdade. Mas nem sempre, ou melhor, nunca sabemos o que está guardado para nós. A vida nos conduz pelos caminhos mais inesperados e, muitas vezes, são nessas caminhadas imprevistas em que vamos nos conhecer.

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários