5 dicas eficientes de como estudar para concurso

Apresento a vocês 5 Dicas Eficientes de como estudar para concurso público. Passar em um concurso público é um caminho possível para qualquer pessoa, mesmo se você trabalha o dia todo e tem pouco tempo para estudar. Eu fiz isso.

1ª Dica – Querer de verdade

Estudar para concurso e, mais importante, passar em um concurso público é um caminho possível para qualquer pessoa, mesmo se você trabalha o dia todo e tem pouco tempo para estudar. É possível trabalhar, estudar, cumprir todas as suas responsabilidades e passar em um concurso disputado. Eu fiz isso.

A vitória em passar em um concurso concorrido não depende de algum “dom divino” pertencente a poucos. Para passar em um concurso concorrido o primeiro passo é: você querer de verdade!

Não é um “querer” do mesmo jeito que você quer almoçar, jantar ou passear. É querer com determinação!

Se você tem um sonho, lute por ele. Chega de desculpas, de lamentações ou justificativas. Talvez você tenha “n” motivos que possam prejudicar na hora de estudar para concurso, porém basta você ter um bom motivo pelo qual lutar, pelo qual superar todos esses desafios.

Entretanto, você deve ser o primeiro a acreditar em você e se esforçar o quanto puder. Não deixe que duvidem de você, e se duvidarem, se esforce ainda mais para alcançar o seu objetivo.

2ª Dica – Escolher um concurso como meta

É inviável estudar para diferentes concursos, cada qual com enorme quantidade de conteúdos distintos. Você gastará energia e tempo, e provavelmente se desgastará sem obter sucesso.

Por exemplo: concursos da carreira fiscal trazem disciplinas bem diferentes de concursos do sistema financeiro. Embora tenham alguns conteúdos idênticos, muitos são diferentes, o que te levaria a ter que estudar muito mais conteúdo.

Escolha um alvo, uma meta, escolha um concurso.

3ª Dica – Planejar os estudos

Como tudo na vida, se você planejar o seu estudo para o concurso, a chance de êxito será muito maior. Estude muito bem o edital, observe o que cai e o que não cai em cada disciplina, principalmente analise o que mudou em relação ao edital anterior.

Identifique quantas questões caíram de cada disciplina nas últimas provas, o peso delas e se há pontuação mínima para passar. Você deve dividir seu tempo de estudo de acordo com a importância de cada matéria para o resultado final.

A partir daí, elabore planilhas realistas de estudo, com data, horário de início e de final de estudo. Anote o tempo que estudar, por disciplina.

Escolha bons materiais de estudo. Estudar por materiais de qualidade te poupará tempo e esforço. E aqui indico os materiais do Você Concursado, os quais são elaborados por professores que lograram êxito em grandes concursos e vivenciaram as situações e dificuldades em passar em concursos concorridos.

4ª Dica – Métodos de Estudo

Utilize resumos e mapas mentais. Os resumos podem ser feitos em cadernos e ser segregados por disciplina.

Outra alternativa, é que você crie “fichas resumo”, por exemplo, cortando cada folha “A4” na metade, você poderá fazer duas fichas. Faça pequenos resumos em cada ficha. Eles têm que ser pequenos, objetivos, com pouca coisa em cada um. Use desenhos, abreviaturas. Resumos “cheios” de texto são pouco efetivos. O cérebro necessita de espaço para se organizar e desenvolver suas associações. Se o resumo for grande, divida-o em várias fichas.

Tanto o caderno como as fichas devem ser revistos com frequência, leia-os muitas vezes, principalmente no período próximo ao concurso. Com o tempo você não precisará ler sempre todos eles, alguns já estarão impregnados em você. Esses métodos são úteis para fixar o conteúdo e mantê-los ativos na memória.

Ademais, treine com exercícios. Faça o máximo possível de exercícios da banca. Após estudar a disciplina, resolva questões de concurso, de forma sistemática. Tenha um caderno próprio de exercícios e anote nele, tudo que você concluir com a resolução das questões, bem como quais questões você errou.

 

5ª Dica – Disciplina e Motivação

Muitas pessoas desistem de um sonho ou um objetivo em virtude da indisciplina. A disciplina é base para passar em concursos disputados.

Você poderá passar por fases difíceis e desagradáveis em sua caminhada de estudos, mas a disciplina em permanecer estudando te levará ao seu objetivo.

Mas como manter a disciplina nos momentos difíceis?

Aqui entra a motivação. Manter-se motivado irá ajudá-lo a não desistir quando as dificuldades e imprevistos acontecerem. Procure olhar para as situações de forma positiva e sempre busque oportunidades em meio aos erros. Estudar para concurso não é fácil, mas é recompensador por toda a vida.

Grande abraço a todos, ótimos estudos e até mais!

 

Acompanhar
Notificar
5 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Rafaela
Rafaela
3 anos atrás

Amei seu site, parabens pelo artigo, me ajudou e tirou
algumas dúvidas que eu estava tendo. Obrigada.

Renato Oliveira
Renato Oliveira
3 anos atrás

Passando para agradecer pelas dicas. Me ajudou muito na
organizar do meus estudos. Parabéns pelo site.

Rodrigo
Rodrigo
Inscrito
2 anos atrás

Obrigado pela dica irá me ajudar com certeza!

Suelem Louize
Suelem Louize
2 anos atrás

Muito obrigada pelas dicas. Espero conseguir colocar em prática todas essas dicas.

Fernanda Barroso Da Silva
Fernanda Barroso Da Silva
1 ano atrás

Top. Gostei, ando meio desmotivado, mas achei esse artigo, e com certeza vou fazer parecido, gostei das dicas de como se organizar para estudar, o mapa mental hahaha, e desenhos, gosto de desenhar então já vai me animar.