“Eu sei, mas esqueci…” 3 passos simples para você lembrar o que estudou na hora da prova

Professor Celso Natale

Um verdadeiro supervilão, o branco já derrubou inúmeros candidatos aos mais diversos cargos. Quando “dá um branco”, é como se a resposta à questão estivesse bem ali, na sua cabeça, mas você simplesmente não consegue alcançá-la, não consegue lembrar o que estudou. Talvez você se lembre de ter estudado isso, mas a resposta não vem. Já passou por isso? Claro que sim. A boa notícia é que da próxima vez que ele vier, você terá as armas certas para combate-lo.

…antes mesmo de ter de enfrentar o branco, você pode evitar que ele ocorra. E a boa notícia é que você faz isso dormindo.

Entendendo

Cientificamente falando, o “branco” é uma condição fisiológica decorrente de uma situação de estresse; as glândulas suprarrenais respondem produzindo mais cortisol, um hormônio que causa aumento da pressão arterial e da capacidade muscular.

Nosso corpo evoluiu por milhões de anos para enfrentar os perigos quando éramos caça ou caçadores, e as melhores respostas para situações de estresse eram bater ou correr – por isso era melhor capacidade muscular do que capacidade de lembrar algo que você estudou. Mas essa capacidade muscular adicional tem um preço: redução da capacidade de acessar memórias. É a evolução agindo contra o progresso…

 

Enfrentando

O pico de cortisol dura pouco tempo e, passados alguns minutos, a informação volta a ficar acessível.

Isso significa que quando der branco em alguma questão, o melhor a se fazer é passar para a próxima, e voltar depois. Assim você dá um tempo para seu corpo reestabelecer os níveis hormonais normais e, quando você voltar à questão, verá que o conhecimento estará acessível.

Tenha em mente que você sabe a resposta. Ela apenas está inacessível por alguns minutos. Então, mantenha a tranquilidade, respire fundo, e continue respondendo a prova. Conforme você resolver outras questões, estará ativando várias informações (sinapses). Dessa forma,  o acesso ao acervo de conhecimentos guardado no seu cérebro torna-se mais fácil. É provável que no meio da resolução de outra questão a resposta lhe ocorra, daí é só anotar e marcar o gabarito.

Mas antes mesmo de ter de enfrentar o branco, você pode evitar que ele ocorra. E a boa notícia é que você faz isso dormindo.

Evitando

Para evitar o branco e lembrar o que estudou, é preciso evitar o pico de cortisol e, para isso, é preciso evitar a situação de estresse.

Diversas descobertas da neurociência reforçam que é durante o sono que as informações aprendidas ao longo do dia passam da memória de curto prazo para a memória de longo prazo, ou seja, tornam-se um conhecimento sólido e duradouro, acessível mais facilmente. Assim, você terá tranquilidade para resolver a prova com confiança.

Além disso, dormir bem na véspera da prova é especialmente importante. Isso reduz consideravelmente os níveis de estresse no dia seguinte.

Acompanhar
Notificar
3 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Larissa
Larissa
6 anos atrás

Legal… precisava ler isso. Fico estudando até tarde e durmo pouco. Talvez seja por isso que meus estudos não rendem. Talvez estudar menos horas e dormir com mais qualidade de resultados. Vou fazer o teste e volto aqui para contar.

Professor Celso Natale
Professor Celso Natale
Responder para  Larissa
6 anos atrás

Dado o horário de seu comentário, acho que não começou, não é? rs
Aguardo resultados do teste.
Um abraço!

leotivi
leotivi
Aluno
Responder para  Professor Celso Natale
6 anos atrás

Kkkkk… Obg. pela dica!