Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Medindo softwares
A análise de pontos de função (APF) é uma técnica amplamente utilizada na engenharia de software para medir a funcionalidade de um sistema de software a partir da perspectiva do usuário. Desenvolvida na década de 1970 por Allan Albrecht, a APF se tornou uma ferramenta essencial para gerentes de projetos, analistas de sistemas e desenvolvedores, permitindo uma estimativa precisa do esforço necessário para desenvolver e manter sistemas de software.
Um sistema de gestão
Um engenheiro de software, com o objetivo de medir o custo do desenvolvimento de um módulo para um sistema gestão de uma biblioteca, obteve os dados presentes na tabela a seguir:
| Função | Quantidade | Complexi… |
No contexto da transformação digital e da gestão estratégica de TI, o levantamento de requisitos assume um papel essencial na identificação precisa das necessidades organizacionais e na definição de soluções tecnológicas alinhadas aos objetivos institucionais. A atuação do profissional de transformação digital e gestão de TI exige não apenas domínio técnico, mas também habilidades para compreender processos, interagir com diferentes partes interessadas e propor melhorias que agreguem valor. Diante desse cenário, é fundamental conhecer e aplicar adequadamente as técnicas de levantamento de requisitos, pois elas impactam diretamente a qualidade, o prazo e os custos dos projetos de transformaçã…
Uma fábrica de software foi contratada por uma rede de hotéis para criar uma solução de software que automatize seus processos. Sabe-se que cada hotel terá um ou vários terminais que permitirão executar as operações básicas de gerenciamento; que o cliente pode reservar e cancelar um apartamento via web, e como haverá comunicação com outros hotéis da rede, o cliente também poderá consultar a disponibilidade de vagas em outros estabelecimentos da região; que o sistema deverá se integrar com outros dois sistemas internos do hotel: controle de restaurante e controle de tarifação de telefone; e que os processos básicos de controle são: cadastro de cliente, gerenciamento de reservas e ocupações, g…



