Um documento, compilado por um auditor do banco, revela, em novos e espantosos detalhes, de que maneira o Lehman Brothers utilizou prestidigitações contábeis a fim de ocultar os maus investimentos que resultaram em sua quebra. Segundo o autor, a empresa quebrou por múltiplas causas. Entre elas, estavam maus investimentos hipotecários e, mais indiretamente, a demanda de dois rivais para que o banco apresentasse caução se desejasse receber empréstimos dos quais necessitava desesperadamente. O Lehman Brothers usou uma forma de engenharia financeira a fim de remover temporariamente US$ 50 bilhões de suas contas, nos meses que precederam o colapso de setembro de 2008, a fim de ocultar sua dependência de capital emprestado. Importantes executivos da instituição, bem como os auditores oficiais do banco, estavam informados sobre a manobra, e o presidente-executivo da instituição certificou as contas enganosas. Sem que o público investidor, as agências de classificação de crédito, as autoridades regulatórias do governo e o conselho do Lehman soubessem, o banco praticou engenharia reversa em seu nível líquido de alavancagem, para fins de consumo público.
Edson P. B. Leal. Quebra do Lehman Brothers. 2008 (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- eficácia dos relatórios de auditoria;
- necessidade de independência do auditor;
- responsabilidades das entidades de auditoria.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Defina risco de auditoria [valor: 2,00 pontos] e esclareça qual deve ser a resposta do auditor aos riscos avaliados, em atenção à possibilidade de aumento dos riscos de distorção relevante [valor: 2,75 pontos].
Embora a fraude constitua um conceito jurídico amplo, para efeitos das normas de auditoria, a preocupação do auditor está focada na fraude que causa distorção relevante nas demonstrações contábeis. Dois tipos de distorções intencionais são pertinentes para o auditor: distorções decorrentes de informações contábeis fraudulentas e da apropriação indébita de ativos.
NBC TA 240 R1, item 3 (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto apresentado possui caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito da identificação de fraudes na escrita contábil. Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir.
1 Caracterize o ceticismo profissional do auditor relativamente à …
Uma determinada Secretaria de Controle e Transparência recebeu denúncia e está investigando uma possível irregularidades na compra (superfaturamento de preço) e na distribuição (desvio) de medicamentos destinados aos postos de saúde em uma das Prefeituras sujeitas a sua fiscalização. A equipe verificou que tais fatos, com base nos relatórios contábeis, demonstram indícios de superavaliação de despesas, a fim de “utilizar” integralmente o orçamento concedido para o exercício.
Com o objetivo de obter evidências que permitam aos Auditores fundamentarem sua opinião, quanto à veracidade dos fatos narrados, pede-se para elaborar um Relatório de Auditoria preliminar, com base nas normas de auditori…



