ESTUDO DE CASO
Paciente do sexo masculino, 27 anos, morador da região Sudeste do país e com comportamento de risco (mais de 10 parceiras sexuais, ao mês, sem uso de preservativo), apresenta-se em unidade de saúde, com queixa de febre alta, manchas pelo corpo e mal- estar há mais de 90 dias. Após anamnese e avaliação do comportamento de risco, foram realizados:
– dois testes rápidos (TRs) para vírus da imunodeficiência humana-HIV, ambos com resultado: “reagente” e avaliação de Carga Viral (CV) que indicou contagem inferior a 5.000 cópias/mL.
Com base em casos como esse, responda às seguintes questões:
a. Quais as possíveis causas de haver dois TRs reagentes e a CV abaixo de 5.000 cópias/mL? Qual procedimento laboratorial é recomendado pelo Ministério da Saúde?
b. Defina a estrutura e taxonomia do HIV, cite o nome e tipo da principal enzima necessária para sua replicação, bem como, o gene que a codifica.
c. Explique detalhadamente como ocorre a infecção pelo HIV, pela via sexual, indicando:
– quais células são infectadas.
– tempo e nome do período entre infecção viral e detecção do RNA viral no plasma.
– como o HIV se dissemina.
– qual o período para o pico de viremia após a infecção.
– como a infecção causa a aids.
– o que acontece com as células sanguíneas (macrófagos, células dendríticas, TCD4 e TCD8) durante cada uma dessas etapas.
d. Cite quais testes são realizados para o diagnóstico do HIV nos casos de infecção aguda e/ou recente, nos casos de controladores de elite e pessoas na fase crônica da doença.