Todos temos ouvido falar muito que o lixo é um problema. Mas, para o cidadão comum, parece que o problema do lixo só existe quando há interrupção da coleta e os lixeiros deixam de passar na porta. Sacos e sacos amontoam-se nas calçadas, exalando mau cheiro, atraindo insetos e outros animais, além de contribuir negativamente para o aumento de endemias. E você, o que pensa sobre isso? Elabore um texto dissertativo-argumentativo, utilizando a norma padrão da língua, a partir do tema:
Qual o problema de jogar lixo ali?
Dê um título coerente a sua redação.
TEXTOS DE APOIO:
“O que é preciso entender é que, mesmo quando o lixo é recolhido pelos lixeiros, ele não desaparece, apenas é levado para outro lugar. E é preciso muito cuidado para que ele não cause os mesmos problemas em muitos outros lugares. Afinal, a cidade também é nossa casa, assim como o país, o continente e o Planeta. O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume é excessivo e vem aumentando progressivamente, principalmente nos grandes centros urbanos – devido, inclusive, à ausência de políticas de saneamento, atingindo quantidades impressionantes. Além disso, os locais para disposição de todo o material descartado estão se esgotando rapidamente, exigindo iniciativas urgentes para a redução da quantidade enviada para os aterros sanitários, aterros clandestinos ou lixões. O lixo, como os demais problemas ambientais, tornou-se uma questão de saúde pública – que excede à capacidade dos órgãos governamentais – e necessita da participação da sociedade para sua solução.”
“O fato é que, o aumento do poder aquisitivo das classes menos abastadas teve reflexo direto no aumento da produção de lixo e na destinação inadequada. Desse modo, o problema está estreitamente relacionado ao consumismo, agravado pela explosão demográfica e pela falta de saneamento e higiene, males que precisam ser sanados urgentemente, sob pena de levar o próprio homem à degradação. Indivíduos, famílias, sociedades, governos, todos devem contribuir para o descarte inteligente. Começando por cuidar cada um do seu próprio lixo.”
Disponível em: http://feminaria.com.br/entenda-aimportancia-do-empreendedorismo-adaptado
“A cidade é sua. A cidade está com você. Você não pode, ao sair de casa, colocar-se contra a rua. Você é um contribuinte para que a rua seja civilizada e limpa. A casa está junto com a rua, não em oposição – diz o antropólogo Roberto DaMatta.