►Cite os instrumentos disponíveis para a realização da avaliação psicológica. [valor: 2,50 pontos]
►Comente a respeito da responsabilidade e dos critérios éticos envolvidos na avaliação psicológica. [valor: 5,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Há, aproximadamente, um ano, Marcelo, de 31 anos de idade, servidor público de tribunal regional, ausentou-se 2 dias do trabalho. Apesar das tentativas de contato por meio de ligações telefônicas, ele respondia somente a mensagens via aplicativo de mensagens instantâneas. Quando indagado sobre o porquê de sua ausência por um dos colegas de trabalho, ele só respondia de modo monossilábico. Preocupado com a situação e estranhando o comportamento de Marcelo, o referido colega levou o caso à chefia. Frente ao contexto, o colega e a chefe foram até a casa do servidor. Ao chegar à residência de Marcelo, encontraram a porta encostada. Havia muita sujeira e desorganização. Ele estava nu, agachado, e…
No Brasil, 56% das pessoas se declaram negras. Diante desse fato, seria plausível encontrar uma proporção semelhante em ambientes de trabalho, por exemplo. Mas as desigualdades sociais no país são marcantes. No Poder Executivo federal, apenas 35% dos servidores se declaram pretos ou pardos. A desproporção se acentua em cargos de direção, com 65% dos postos de nível superior ocupados por brancos. O índice é ainda pior em algumas carreiras, como a de procurador federal, com 80% de pessoas brancas.
Quando lançamos uma lente sobre as lideranças, a falta de diversidade também está presente na distribuição por gênero. As mulheres ocupam a maioria dos postos de trabalho dos Poderes Executivo e Judi…
Ronaldo, com 5anos de idade, comparece, acompanhado de sua genitora, a uma unidade básica de saúde (UBS) para avaliação. Durante a entrevista, mostra-se agitado, irritadiço e inquieto. Parece assustado e com medo, ficando todo o tempo bem próximo da mãe. Inicialmente, reage mal à aproximação do psicólogo que compõe a equipe de acolhimento.
A genitora faz o seguinte relato: “Tudo ficou diferente desde que voltei de viagem. Há dois meses precisei viajar para o interior de minha cidade natal para cuidar da minha mãe que estava muito doente. Apesar de o pai de Ronaldo não morar com ele, ele sempre cuidou do filho. A gente tinha as nossas diferenças. Acabamos separando porque eu companheiro começ…



