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Órgão
Ano
Nível de escolaridade
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Q97997 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: FDRHVer cursos
Ano: 2005
Órgao: PC RS - Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul

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Leia o seguinte texto e as instruções quo o seguem.
 
Desemprego juvenil é a maior ameaça social no Brasil
 
A maior bomba social brasileira é o desemprego juvenil; se, na média, o desemprego brasileiro já está alto, torna-se ainda mais devastador quando se analisa seu impacto entre os mais jovens. É, pelo menos, três vezes maior. E piora muito mais quando utilizamos o critério da escolaridade: quanto menor a escolaridade, menor o emprego. O desemprego, ou mesmo o subemprego, é um dos moldes em que se produz a marginalidade, que estimula a delinquência, especialmente nas periferias dos grandes centros, onde, segundo estatísticas oficiais, caiu com mais velocidade e profundidade a renda por habitante.

Flageladas pelas estatísticas de criminalidade (e também pelo crônico despreparo), cúpula das polícias reconhecem publicamente que repressão, nesse quadro social, é algo semelhante enxugar o gelo. São poucas as iniciativas públicas (quase nenhuma, diga-se.)para buscar soluções que amenizem o drama do primeiro emprego – uma delas foi lançada em São Paulo, na qual poder público assume, em parte, os gastos das empresas para contratar estagiários.

Em seu mais recente livro, intitulado A &talha do Primeiro Emprego, o economista Márcio Pochmann traça um detalhado quadro do desemprego na juventude e mostra como, em muitos países (França, por exemplo), os governos desenvolvem medidas para garantir que o adolescente demore o máximo para entrar no mercado de trabalho. Idéias dessa tipo vão ser, mais cedo ou mais tarde, debatidas no país, dentro da ótica de uma verdadeira política de segurança. Vamos ter de responder se é mais barato dar um subsidio para o indívíduo estudar ou trabalhar – ou pagar para que fique na prisão.

(Gilberto Dimenstein, www.folha.com.br. Texto adaptado.
 
Não é de hoje que se estabelecem relações entre violência e miséria ou, ainda, violência e falta de formação educacional. Já que os “protagonistas” da violência que presenciamos diariamente (por intermédio da mídia ou ao vivo) são, geralmente, jovens pobres – crianças, muitas vezes -, é possivel que essas relações tenham fundamento. Justificativas à pa1’te, o certo é que a população deseja mais segurança. Por isso, há, até, quem defenda a redução da maioridade penal para que a policia possa ter uma atuação mais efetiva junto a esses jovens. Enfim, repetindo as palavras de Gilberto Dimenstein, onde estará a solução: pagar para que jovens trabalhem ou estudem – ou pagar para que fiquem na prisão?
 
Sua dissertação versará sobre este tema: Considerando a grande população de menores que sobrevive nas (e das) ruas, geralmente na marginalidade, que politicas poderiam ser adotadas para reintegrar esses jovens à sociedade e à cidadania e, assim, reduzir os índices de violência nas grandes cidades?
 
Para desenvolvê-la, reflita sobre a questão proposta a partir do texto lido e de sua experiência como cidadão; estabeleça seu ponto de vista e apresente argumentos que o sustentem. Não se esqueça de que a dissertação se caracteriza por seu carater argumentativo- isto é: deve apresentar um ponto de vista claramente explicitado. Seu texto não será julgado por suas opiniões ou pela precisão de considerações legais que eventualmente sejam expostas. Estarão sob avaliação a coerência das idéias e a coesão do texto, a observação das regras de expressão da Língua Portuguesa e o desenvolvimento de uma argumentação consistente em torno do tema proposto.
 
Sua redação deverá ter, no mínimo, 30 e, no máximo, 50 linhas. Não copie trechos dos textos desta proposta sob pena de sua redação ser invalidada. Use lápis apenas na folhe de rascunho; a versão final deverá ser escrita a caneta, na folha própria para isso, com letra legível, de tamanho regular.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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