Amartya Sen. Desigualdade reexaminada. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 60.
Em diversos estudos que fizemos ao longo dos últimos onze anos, nos referimos aos anos 00 como a década da queda da desigualdade de renda. Acompanhar a desigualdade brasileira até 2001 era um tanto monótono, era como se ela fosse uma constante da natureza. Depois disso, a desigualdade medida pelo índice de Gini, por exemplo, cai entre todas as sucessivas PNADs.
Marcelo Neri (coord.) et alli. Desigualdade de renda na década. Rio de Janeiro: FGV/CPS, 2011, p. 9.
Pode-se dizer, em primeiro lugar, que o Brasil ainda é o Brasil. A queda do índice de Gini desde 1995 — mais concentrada no período entre 2003 e 2009 — não foi suficiente para impedir que a desigualdade se mantivesse como um dos traços mais marcantes da sociedade brasileira.
Alexandre de Freitas Barbosa (org) et alli. O Brasil real: a desigualdade para além dos indicadores. São Paulo: Outras Expressões, 2012, p. 139-140 (com adaptações).
Considerando os fragmentos de texto acima, que têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da desigualdade brasileira em suas múltiplas dimensões, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:
- desigualdade econômica, desigualdade social e discriminação;
- raízes da desigualdade no Brasil;
- mecanismos de reprodução e legitimação da desigualdade;
- papel do Estado e das políticas públicas para a redução da desigualdade e o reconhecimento da diferença.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O planejamento estratégico CAU 2013-2023 sedimenta as bases de um Conselho com excelência organizacional, transparente, inovador e financeiramente sustentável, para servir à sociedade, assegurando eficácia no atendimento aos 4.702 profissionais e às seiscentas e setenta empresas do setor no estado, compromissado com a qualidade e a modernidade.
Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás. Relato integrado 2022. Goiânia: CAU-GO (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Gestão de pessoas por competências
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) diferenciação en…
O Tribunal de Contas da União (TCU) dispõe de vagas de função comissionada a serem ocupadas por servidores efetivos, selecionados a partir de um banco de talentos previamente constituído. Em gestões anteriores, observou-se que alguns servidores designados para essas funções apresentaram condutas incompatíveis com os princípios da administração pública, confundindo interesses pessoais com o interesse público. Tal postura resultou em práticas prejudiciais à eficiência e à integridade da atuação administrativa, comprometendo a credibilidade institucional.
Diante desses episódios, e em consonância com os preceitos da Nova Administração Pública, o TCU vem empreendendo mudanças organizacionais vol…
Uma instituição encontrava-se com o desafio de remodelar integralmente seu planejamento, contemplando todas as etapas que se fizessem necessárias.
Realizado o trabalho de elaboração do planejamento, foram apresentados à alta administração da instituição apenas os seguintes documentos:
I relatório de análise de cenários, contendo exclusivamente as oportunidades e ameaças apresentadas pelo mercado;
II proposição da visão de futuro institucional;
Em referência à situação hipotética acima apresentada, elabore um parecer a respeito do trabalho de elaboração do planejamento realizado, analisando os seguintes aspectos:
- adequação da análise de cenários apresentada, abordando o conceito de cada cená…



