Os tributos objeto de isenção na importação são os seguintes: IPI vinculado à importação e incidente no desembaraço aduaneiro; imposto de importação; PIS/PASEP–importação; COFINS–importação; taxa de utilização do Sistema Integrado de Comércio Exterior; taxa de utilização do Sistema Eletrônico de Controle da Arrecadação do Adicional do Frete para Renovação da Marinha Mercante; adicional ao frete para renovação da Marinha Mercante; CIDE sobre a importação de combustíveis; e contribuição para o Programa de Estímulo à Interação Universidade-Empresa para o Apoio à Inovação, instituída pela Lei n.º 10.168/2000.
A isenção concedida às empresas vinculadas ao CIO e domiciliadas no Brasil refere-se aos seguintes impostos e contribuições: IRPJ; IRRF; IOF incidente na operação de câmbio e seguro; IPI na saída de produtos importados do estabelecimento importador; CSLL; PIS/PASEP e PIS/PASEP–importação; COFINS e COFINS–importação; contribuição para o Programa de Estímulo à Interação Universidade-Empresa para o Apoio à Inovação; e CONDECINE.
A partir dessas informações, redija parecer de adequação orçamentária e financeira ao conjunto de isenções tributárias federais previsto no dispositivo legal citado. Ao elaborar seu texto, contemple os seguintes aspectos:
- reestimativa da previsão e renúncia da receita estimada de R$ 3,8 bilhões (apresentada na exposição de motivos) e distribuída
- em parcelas crescentes a partir de 2013, sem aumento do déficit público;
- medidas de compensação com vistas à manutenção do ajuste fiscal, sem o comprometimento das NFSP;
- resultado primário, com avaliação da redução ou elevação do endividamento do setor público, e recomendações necessárias.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Redija um texto dissertativo a respeito dos estágios da Despesa Pública. Ao elaborar seu texto cite quais são os estágios da despesa, em que momento e em qual ordem eles ocorrem.
Redija um texto dissertativo acerca da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), apresentando uma breve definição da LRF e os princípios em que ela se baseia [valor: 3,50 pontos]; os limites individuais para gasto com pessoal na União e nos estados para os Poderes Executivo, Legislativo (incluindo os tribunais de contas) e Judiciário [valor: 3,00 pontos]; e discorrendo sobre duas medidas para assegurar o controle da despesa total com pessoal no caso de atingimento do limite prudencial [valor: 3,50 pontos].
O Poder Executivo de determinado município apresenta projeto de lei prevendo a outorga de isenção fiscal no IPTU em caráter não geral. O Poder Executivo municipal aponta que haverá aumento de arrecadação devido ao ingresso de novos fiscais através de concurso público prestes a ser realizado, por isso, a ação é importante para manter o equilíbrio de suas contas e compensar o valor que deixará de ser arrecadado por conta da desoneração.
Tendo como base a situação descrita acima, responda de forma fundamentada ao que se pede a seguir:
- Discorra sobre o papel dos Tribunais de Contas na fiscalização da gestão fiscal, citando exemplos de ações previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal. [valor: 1…



