sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q94725 | Direito Empresarial (Comercial)
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2014
Órgao: CAM DEP - Câmara dos Deputados
120 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

PROJETO DE LEI N.º XXX, DE 20XX


Altera o art. 980–A da Lei n.º 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil)

para criar a Sociedade Individual de Responsabilidade Limitada.


O Congresso Nacional decreta:


Art. 1.º O caput e os parágrafos do art. 980–A da Lei n.º 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), passam a vigorar com a seguinte redação:


LIVRO II – DO DIREITO DE EMPRESA


TÍTULO I – DO EMPRESÁRIO


(…)


TÍTULO I–A – DA SOCIEDADE INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA – SIREL


Art. 980–A. A sociedade individual de responsabilidade limitada será constituída por uma única pessoa natural, titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado no momento de sua constituição.


§ 1.º O nome empresarial deverá ser formado pela inclusão da expressão Sociedade Individual de Responsabilidade Limitada, ou com a sigla SIREL, após a firma ou a denominação social.


§ 2.º A pessoa natural que constituir sociedade individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única sociedade dessa modalidade.


§ 3.º A sociedade individual de responsabilidade limitada também poderá resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária em um único sócio, independentemente das razões que motivaram tal concentração.


§ 4.º VETADO


§ 5.º Poderá ser atribuída à sociedade individual de responsabilidade limitada, constituída para a prestação de serviços de qualquer natureza, a remuneração decorrente da cessão de direitos patrimoniais de autor ou de imagem, nome, marca ou voz de que seja detentor o titular da pessoa jurídica, vinculados à atividade profissional.


§ 6.º Aplicam-se à sociedade individual de responsabilidade limitada, no que couber, as regras previstas para as sociedades limitadas.


§ 7.º A integralização do capital será comprovada, no momento do requerimento da inscrição, com o comprovante do depósito em conta-corrente vinculada à sociedade em formação. No caso de a integralização ser feita em bens, deverá ser juntada avaliação por peritos ou empresas especializadas, respondendo estas e o titular da sociedade pela avaliação errônea, se tiverem procedido com dolo ou culpa.


§ 8.º Responde pelas dívidas da Sociedade Individual de Responsabilidade Limitada exclusivamente o seu patrimônio, que não se confunde com o patrimônio de seu instituidor. Deverá o instituidor da sociedade apresentar declaração particular de bens anual perante o Registro Público de Empresas Mercantis, sob pena de perder o benefício que decorre da limitação.


Art. 2.º Fica revogado o inciso VI do art. 44 do Código Civil.


Art. 3.º Esta lei entra em vigor no prazo de 60 (sessenta) dias de sua publicação oficial.
 
Segue-se a transcrição de inciso VI do art. 44 e do texto original do art. 980-A do Código Civil.


CÓDIGO CIVIL


LEI N.º 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002


(…)


Art. 44. São pessoas jurídicas de direito privado:


(…)


VI – as empresas individuais de responsabilidade limitada.


(…)


TÍTULO I-A – DA EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA


Art. 980-A. A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 100 (cem) vezes o maior salário mínimo vigente no País.


§ 1.º O nome empresarial deverá ser formado pela inclusão da expressão “EIRELI” após a firma ou a denominação social da empresa individual de responsabilidade limitada.


§ 2.º A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade.


§ 3.º A empresa individual de responsabilidade limitada também poderá resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária num único sócio, independentemente das razões que motivaram tal concentração.


§ 4.º VETADO. Lei n.º 12.441, de 11-7-2011.


§ 5.º Poderá ser atribuída à empresa individual de responsabilidade limitada constituída para a prestação de serviços de qualquer natureza a remuneração decorrente da cessão de direitos patrimoniais de autor ou de imagem, nome, marca ou voz de que seja detentor o titular da pessoa jurídica, vinculados à atividade profissional.


§ 6.º Aplicam-se à empresa individual de responsabilidade limitada, no que couber, as regras previstas para as sociedades limitadas.


Elabore parecer favorável acerca das mudanças e acréscimos sugeridos na nova redação do art. 980-A do Código Civil, com vistas à criação da Sociedade Individual de Responsabilidade Limitada (SIREL), justificando a procedência da mudança de empresa individual para sociedade individual. Ao elaborar seu texto, atende, necessariamente, ao que se pede a seguir:
  • comente sobre as formas jurídicas tradicionais do exercício da atividade empresarial;
  • inconvenientes do exercício da atividade individual;
  • descreva as principais finalidades da EIRELI;
  • justifique, tendo em vista posições doutrinárias a respeito da EIRELI, as mudanças e acréscimos sugeridos para criação da SIREL quanto: à natureza jurídica, espécie de pessoa que pode constituir EIRELI; possível inconstitucionalidade no estabelecimento do valor mínimo para o capital social da EIRELI e conveniência para a sua exclusão; justifique a revogação objeto do art. 2.º da proposição.
Considere que a matéria objeto da proposição seja inédita, isto é, nunca tenha sido apreciada pelo Congresso Nacional nem por qualquer uma de suas Casas.

loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaDireito Empresarial (Comercial)
BancaCebraspe (Cespe)

Considere a seguinte situação hipotética:

Os sócios administradores da empresa Alfa, inscrita no Simples Nacional, promoveram a baixa voluntária da pessoa jurídica, sem a comprovação da quitação das obrigações tributárias. A PGFN, em face dessa situação específica, formalizou pedido de redirecionamento das execuções fiscais em curso — originariamente propostas contra a empresa Alfa — para os sócios administradores, tendo o juiz indeferido tal pedido, sob o argumento da inexistência de ato ilícito na baixa simplificada que permitisse a medida pleiteada.

A partir do caso narrado, observando as disposições da Lei Complementar n.º 123/2006 e a jurisprudência do STJ, responda, justificadamente, à…

João, José e Maria decidiram constituir uma sociedade de responsabilidade limitada com capital social inicial estipulado em R$ 90 mil, divididos em partes iguais entre os sócios. A parte de José seria integralizada no ato da constituição da sociedade, enquanto a parte pertinente a Maria seria integralizada mediante cessão de um veículo avaliado em R$ 20 mil e o restante do valor seria integralizado à medida que a sociedade auferisse lucros decorrentes de suas atividades empresariais. Por fim, a contribuição de João consistiria em prestação de serviços à sociedade, devido ao cargo de administrador que ele exerceria.

Diante da situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo que a…

José adquiriu um eletrodoméstico e combinou com o vendedor que o pagamento seria realizado em três parcelas mensais, iguais e sucessivas, vencendo-se a primeira no 10.º dia após a realização da compra e as demais em 30 e 60 dias a partir dessa data. Para honrar o pagamento, José emitiu três cheques pós-datados, para serem depositados nas datas aprazadas. Entretanto, o vendedor, inadvertidamente, depositou os três cheques na data agendada para o primeiro pagamento, de modo que dois deles foram devolvidos pelo banco, em razão de insuficiência de fundos.

Com referência a essa situação hipotética, redija um texto respondendo, justificadamente, com base na legislação vigente e no entendimento sum…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários