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Q94720 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: Instituto AOCPVer cursos
Ano: 2011
Órgao: CM Salvador - Câmara Municipal de Salvador
Cargo: Analista Legislativo Municipal - CM Salvador

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Estados admitem rever planos
Os governadores do NE, que esperavam a instalação de usinas em seus estados, agora reavaliam seus pleitos
Brasília. O acidente nuclear ocorrido há duas semanas na Usina de Fukushima, no Japão, voltou a colocar em pauta, em todo o mundo, a segurança das usinas nucleares. E, no Brasil, alguns governadores do Nordeste decidiram reavaliar se a região deve receber uma das quatro novas usinas que o governo federal pretende construir no país até 2030.
  “Quem é que vai, em meio à atual discussão, eu quero agora uma usina nuclear para o meu estado. Só se for idiota. E eu não sou idiota”, disse ontem o governador do Piauí, Wilson Martins (PSB). Martins fez questão de frisar que “não recuou” da disputa com outros estados nordestinos cotados para abrigar uma das usinas, mas deixou claro que o projeto a cargo do Ministério de Minas e Energia deve ser “repensado”.  “Agora, mudou tudo. O mundo inteiro está repensando os investimentos em energia nuclear, até então considerada segura e limpa. E o Piauí, assim como o Brasil como um todo, não vai deixar de repensar também”, afirmou o governador, alegando que a situação exige bom-senso. O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), também já havia mencionado, em nota, a necessidade de o país rediscutir a expansão da matriz nuclear com segurança. “A pretensão em disputar a instalação de uma usina no nosso território pressupõe garantias plenas de segurança das instalações”.
 Angra 2 sem licença
Em meio à polêmica, foi divulgado ontem que a usina nuclear de Angra 2, localizada no interior do Rio de Janeiro, opera comercialmente há uma década com o licenciamento ambiental incompleto. Ela possui apenas a licença de operação inicial e não a permanente, conforme exigem as regras. O licenciamento de usinas nucleares no Brasil é feito pelo Ibama e depois pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). Angra 2 possui o parecer favorável do Ibama mas ainda não recebeu da Cnen a autorização de operação permanente. Já a usina Angra 1 tem licenciamento completo.
Disponível em <http://diariodonordeste>. Acesso em 23 mar 2011. .globo.com/m 
Com base na leitura do texto acima e em outras de seu conhecimento, redija um texto dissertativo no qual você argumente a favor ou não da criação de uma usina nuclear no nordeste do Brasil.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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