ORIENTAÇÃO PREVENTIVA DE UM GRUPO DE MÃES DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE INTERAÇÃO.
Considerando a hipótese de que a família é o primeiro agente social que “treina” a aquisição do comportamento antissocial na criança, a escalada se inicia com a falta de disciplina efetiva, que permite um aumento nas interações coercivas entre a criança e os membros da família. A criança começa a se engajar em comportamentos aversivos efetivos como chorar, gritar, bater, fazer birra. Ela aprende que seus comportamentos aversivos levam aos comportamentos aversivos de outros membros da família e podem também produzir diretamente reforços positivos.
Outras três habilidades dos pais parecem estar relacionadas à competência social da criança: uso contingente de reforçamento positivo, habilidades de resolução de problemas e envolvimento dos pais. A dinâmica familiar é afetada por variáveis contextuais que estão relacionadas, indiretamente, ao ajustamento infantil deficiente. Baixo poder econômico da família, divórcio e altos níveis de estresse são exemplos de variáveis contextuais identificadas como variáveis de risco para o desenvolvimento do comportamento antissocial em crianças.
À luz da sua concepção atual, posicionando-se como psicólogo (a), comente este estudo de caso, justificando adequadamente a sua análise.