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Q94008 | TI - Engenharia de Software
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2017
Órgao: TRF 5 - Tribunal Regional Federal da 5ª Região

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Considere que o Tribunal esteja trabalhando em duas frentes: no projeto de um novo serviço de TI e no projeto de um novo software. Para a concepção do novo serviço de TI serão utilizadas as melhores práticas da ITIL v3 edição 2011. Para o desenvolvimento do novo software  serão utilizados os modelos ágeis Scrum e XP e, possivelmente, as recomendações do guia PMBoK.
Antes de iniciar o projeto do novo software  algumas preocupações foram levantadas sobre o trabalho com requisitos e como os modelos Scrum e XP poderiam coexistir harmoniosamente. Com relação ao novo serviço foram levantadas preocupações com o atendimento e suporte aos usuários, com os requisitos do novo serviço e com aspectos arquiteturais.
Considerando que você está atuando como Analista de Sistemas à frente de ambos os projetos, responda:
a. Como os métodos ágeis Scrum e XP podem coexistir no projeto de desenvolvimento do novo software, cada um com seu principal foco, de forma a um complementar o outro?
b. Caso seja adotado o PMBoK 5ª edição no gerenciamento do projeto de desenvolvimento do software, qual processo será responsável por determinar, documentar e gerenciar as necessidades e requisitos das partes interessadas? De qual grupo de processos e área de conhecimento esse processo faz parte?
c. No projeto do novo serviço de TI, qual unidade funcional deverá ser criada para responder rapidamente a questões, reclamações e problemas dos usuários, de forma a permitir que os serviços sejam executados com o grau de qualidade esperado? Em qual fase do ciclo de serviço da ITIL esta unidade funcional será criada?
d. No projeto do novo serviço de TI, qual fase do ciclo de vida do serviço terá maior relação com a Engenharia de Requisitos, considerando a necessidade de arquiteturas tecnológicas para o serviço e de requisitos de nível de serviço?
e. Na fase de desenho do novo serviço, que abordagens arquiteturais podem ser usadas para desenvolver serviços de TI flexíveis, reutilizáveis e que possam ser compartilhados por várias áreas de negócio? Justifique.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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