- Avalie a legalidade da decisão do juiz diante da concessão de indulto.
- Diferencie suspensão dos direitos políticos de inelegibilidade, indicando qual dessas hipóteses se aplica ao caso de Pedro.
- Explique os efeitos da anotação quanto à suspensão dos direitos políticos por força de condenação criminal.
- Avalie se Pedro deve ficar inelegível, considerando sua condenação nas penas do art. 121 do Código Penal, o indulto e o contido na resolução n.º 21.538/2003.
- Indique em que momento devem ser aferidas as condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Após provocação de partido político interessado em realizar filmagens nas dependências do Ministério da Justiça para utilização em propaganda eleitoral, a consultoria jurídica do ministério foi indagada sobre a possibilidade do uso da imagem da entrada do órgão para essa finalidade.
A partir do que dispõem a legislação eleitoral e a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, responda, justificadamente, se é lícito o uso da imagem de órgão público em propaganda eleitoral de partido político. [valor: 7,60 pontos]
No contexto de eleições proporcionais surgiram algumas discussões acerca do registro de candidatura e do resultado do pleito. O primeiro ponto diz respeito aos nomes dos candidatos sobre os quais determinados candidatos seriam registrados. Dois candidatos de nome Aníbal Nascimento pretendem concorrer utilizando essa identificação. Um deles alega ter preferência no uso do nome em razão de ser o candidato mais idoso. Por sua vez, o outro afirma ter prioridade pois já teria concorrido, há dois anos, em outro pleito eleitoral, utilizando a identificação pretendida. Posteriormente, nesse mesmo pleito, houve discussão em relação às chamadas sobras eleitorais, uma vez que na segunda fase das sobras…
No dia 5 de agosto, os integrantes do partido Alfa se reuniram no prédio de uma escola pública municipal, em convenção partidária, a fim de escolher os candidatos que participariam do pleito eleitoral que se aproxima. Na ocasião foram escolhidos diversos nomes para representar o Partido em relação ao cargo de vereador e alguns acabaram sendo desconsiderados. No caso de Pablo, menor de dezessete anos de idade, a desconsideração de seu nome ocorreu ao fundamento de que ele deveria ter dezoito anos completos quando do efetivo eventual registro de candidatura, o que não aconteceria até a data limite de 15 de agosto para os pedidos de registro. Já o pré-candidato Josias que tinha transferido seu …



