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Q92912 | Gestão de Projetos (PMBOK)
Banca: ConsulplanVer cursos
Ano: 2017
Órgao: TRE RJ - Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro

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O PMBOK® (Project Management Body of Knowledge.) ou Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos pode ser definido como sendo um conjunto de práticas. São utilizados no Gerenciamento de Projetos, organizado pelo Instituto PMI (Project Management Institute®) ou Instituto de Gerenciamento de Projetos, sendo considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área. O Guia PMBOK 5ª edição traz a seguinte definição de Projeto: “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A natureza temporária dos projetos indica que eles têm um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos do projeto são atingidos ou quando o projeto é encerrado porque os seus objetivos não serão ou não podem ser alcançados, ou quando a necessidade de o projeto deixar de existir. Um projeto também poderá ser encerrado se o cliente (cliente, patrocinador ou financiador) desejar encerrá-lo.”
“Hipoteticamente, se considere um líder de projetos que foi selecionado para participar de um teste, em que será escolhida uma pessoa para liderar uma equipe que trabalhará num projeto de instalação de uma nova filial de uma determinada empresa. Para que você possa, de fato, liderar essa equipe, a chefia imediata preparou um teste em todos os candidatos deverão participar. Nesse teste alguns questionamentos, presentes no Guia PMBOK® 5, serão feitos, e você, para ocupar essa vaga, precisará de um bom desempenho”. Portanto, escreva um texto abordando questões que devem ser consideradas “chaves” para um bom “Gerente de Projetos”, tais como:
a.) A definição de Gerenciamento de Projetos.
b.) A divisão dos 47 processos de Gerenciamento de Projetos e quais são esses grupos.
c.) A definição de cada um desses grupos.
d.) A definição do processo “Orientar e gerenciar o trabalho do Projeto”, indicando qual o principal benefício deste processo.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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