Na figura I, abaixo, é mostrada a dificuldade de um cadeirante para vencer o desnível do meio-fio, que consiste em uma das muitas barreiras arquitetônicas que pessoas com mobilidade reduzida enfrentam em seu dia a dia. Na figura II, por sua vez, são estipuladas dimensões para o rebaixamento de calçada e, na figura III, são assinaladas instruções a respeito do rebaixamento de calçadas.
Conforme as figuras II e III evidenciam, as políticas de mobilidade e acessibilidade urbana incorporaram diversos conceitos e legislações, entre as quais a NBR 9050, que apresentou conflitos em relação a legislações anteriores. Considerando o conjunto de informações apresentadas, proponha soluções para o problema da acessibilidade e mobilidade urbana, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:
- conceituação de acessibilidade e mobilidade urbana;
- conceituação e exemplificação de barreira arquitetônica urbana;
- identificação das diferenças entre as recomendações projetadas na figura II e as instruções apresentadas na figura III.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Segundo a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, define-se como pessoa com deficiência o indivíduo que tem impedimentos, de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e que, em interação com diversas barreiras, se sente impedido de se relacionar e de participar do convívio social em condições de igualdade com os demais cidadãos. Dada a necessidade de se garantir uma relação democrática de todos os usuários com o espaço urbano, surge o conceito de desenho universal.
Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto a respeito do desenho universal ou inclusivo, abordando, necessariamente:
1 o conceito de…
A administração da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) pretende deslocar seus escritórios administrativos para um único galpão térreo de 400 m2, com 3,5 m de pé direito. O galpão se localiza em uma movimentada área urbana da cidade de João Pessoa, a 5 m de distância das avenidas que contornam o lote. As paredes, o piso e a laje do galpão deverão ser reformados para alocar 80 trabalhadores auxiliares administrativos.
Visando à diminuição dos custos operacionais mensais e à utilização de estratégias sustentáveis de arquitetura para o novo local, a administração da empresa solicitou ao seu corpo técnico arquitetônico um esboço de projeto que contemplasse ao máximo o conforto ambient…



