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Q92540 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: ConsulplanVer cursos
Ano: 2015
Órgao: CBM SC - Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

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Meus Cadernos

Texto I
Abraçar
aceitar determinada situação ou missão difícil.
Acochambrão/ Acochambrador
militar que sempre arranja alguma desculpa pra não trabalhar; vadio; preguiçoso; enrolão; aquele que acochambra (ver “acochambrar”).
Acochambrar
fugir do serviço; enrolar; fazer corpo mole; fazer nas coxas, sem vontade, com preguiça, sem ânimo; reduzir o esforço em alguma tarefa e fazê‐la sem esmero.
Barata‐voa
desordem; agitação; zaralho (ver “zaralho”).
Barro
fracasso na missão; derrota; xafúrnio.
Bicho
aluno recém ingresso na coorporação.
(Dicionário de Gírias Militares 1ª Edição Florianópolis – 2014.)
Texto II

 

O preconceito linguístico – o mais sutil de todos eles – atinge um dos mais nobres legados do homem, que é o domínio de uma língua. Exercer isso é retirar o direito de fala de milhares de pessoas que se exprimem em formas sem prestígio social. Não quero dizer com isso que não temos o direito de gostar mais, ou menos, do falar de uma região ou de outra, do falar de um grupo social ou de outro. O que afirmo e até enfatizo é que ninguém tem o direito de humilhar o outro pela forma de falar. Ninguém tem o direito de exercer assédio linguístico. Ninguém tem o direito de causar constrangimento ao seu semelhante pela forma de falar.
(MARTA SCHERRE, linguista e pesquisadora do CNPQ. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI110515‐17774,00‐ O+PRECONCEITO+LINGUISTICO+DEVERIA+SER+CRIME.html.)
Texto III
Códigos utilizados na comunicação dos Bombeiros
Ex: O que se transmite (Central = USB 22 é a central, UBS 22 = QRV, Central= Desloca no QTH Juliet, Kilo Código Terceiro, Colisão Carro x Moto, USB 22 = QSL), Tradução (Central chama uma ambulância cujo numero é UBS 22, a UBS responde, prossiga, a central repassa a seguinte informação, vá até a rua JK com urgência atender um acidente entre um carro e uma moto a UBS responde entendido).
(Disponível em: < http://bombeiros193.blogspot.com.br/2008/01/cdigos‐utilizados‐na‐comunicao‐dos.html>. Adaptado.)
Com base nos textos motivadores, produza um texto dissertativo‐argumentativo tendo como tema:
“O domínio da língua tendo em vista a necessária adequação linguística em diferentes situações de comunicação”.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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