sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q92260 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: Instituto AOCPVer cursos
Ano: 2018
Órgao: PM TO - Polícia Militar do Estado do Tocantins
Cargo: Soldado - PM TO

A-+=
novo
Salvar em caderno (2)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

A necessidade de conduta ética frente à cultura de desperdício de águas Nathalie da Nóbrega Medeiros
Durante muito tempo, o homem fez uso dos recursos hídricos sem levar em consideração o fato de que as águas, apesar de aparentarem ser infinitas, estão passiveis de escassear graças à postura predatória no consumo e a cultura de desperdícios ainda tão fortes no meio social. A utilização desse bem é responsável por numerosos problemas cuja resolução está pautada em uma profunda reflexão ética, posto que acredita-se que a conscientização da coletividade é a forma mais eficaz de preservação, pois, a partir do momento em que as pessoas percebem o real valor das águas para a sua vida, passam a preocupar-se com a sua preservação com o mesmo cuidado que protegem suas vidas pelo fato de que a água é indissociável da vida, é inerente à sobrevivência da pessoa humana. O fundamento compreendido é aquele que faz referência à consciência, ao valor ou à necessidade da valorização da água. Seria, então, o fundamento visto como uma justificativa ou um referencial ético indispensável para a vida humana no tocante à preservação do meio ambiente e, em especial, aos recursos hídricos. Não se pode manter os olhos fechados para essa problemática e, muito menos, os braços cruzados diante da realidade na qual se encontram os recursos hídricos. E, para que haja uma verdadeira mudança de atitudes com relação aos atos desrespeitosos à natureza das águas, a ética ambiental deve estar presente no cotidiano das pessoas.
Adaptado de: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9408 Acesso em 02/04/2018.
Evento irá debater uso dos recursos hídricos Encontro prepara capital para sediar 8º Fórum Mundial da Água, em março
Um seminário internacional sobre o uso da água trará para Brasília esta semana o mestre espiritual e autor de best-sellers Sri Prem Baba, que vai falar sobre a importância da preservação dos recursos hídricos no planeta. O evento, na quinta (11) e sexta-feira (12), servirá como preparação para o 8º Fórum Mundial da Água que acontece, em março, na capital. A programação inclui palestras, painéis, oficinas e debates com pesquisadores, políticos, empresários e representantes da sociedade civil. A proposta é discutir formas de garantir a conservação e o uso consciente da água no planeta. Um dos idealizadores do evento, Sri Prem Baba, afirma que a natureza tem dado seu recado usando a água como mensageira. Ele cita como exemplo as secas, tempestades, alagamentos e tsunamis. O encontro terá seis macrotemas que envolvem discussões sobre água e ética, direitos humanos, sustentabilidade, educação, inovação e paz no relacionamento com recursos hídricos em todo o mundo. “A ideia é que a partir daí possamos desenvolver projetos anos adiante para sanarmos, de fato, o problema da escassez da água e questões como a proteção das nascentes dos rios”, explica Sri Prem Baba, que fará a palestra magna do evento.
Fórum Mundial da Água
O Distrito Federal será sede, em março, do 8º Fórum Mundial da Água. O evento, que acontece a cada três anos, é considerado um dos mais importantes do mundo e já passou por Daegu, na Coreia do Sul (2015); Marselha, na França (2012); Istambul, na Turquia (2009); Cidade do México, no México (2006); Kyoto, no Japão (2003); Haia, na Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997). Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos e será a primeira vez que ocorre no Brasil. O GDF espera reunir cerca de 40 mil pessoas de mais de cem países nos dois locais reservados para o encontro.
Adaptado de: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/seminario-sobre-a-agua-traz-lider-espiritual-sri-prem-baba-a-brasilia.ghtml [Fragmentos]. Acesso em 02/02/2018.
Ambientes Urbanos no 8º Fórum Mundial da Água
O crescimento acelerado das cidades tem exigido, cada vez mais, que se adotem processos sustentáveis e integrados de gestão de águas e resíduos urbanos. A escassez hídrica em épocas mais secas, assim como o excesso de água em períodos chuvosos, afeta diretamente a dinâmica das cidades e a vida das pessoas, ocasionando deseconomias e prejuízos de grande monta, e exigindo medidas urgentes. Apesar dos investimentos crescentes na promoção do uso racional, a utilização da água em ambientes urbanos gera volumes expressivos e crescentes de efluentes, cujo tratamento e destinação é questão crucial. Soma-se a isso a existência de aglomerados urbanos sem infraestrutura, como favelas, sem garantia de condições mínimas de acesso à água, drenagem e saneamento. Nesse cenário, metodologias de tratamento e de reuso de água, e de reciclagem de resíduos, associadas a campanhas de redução de consumo, ganham importância para melhorar as condições de vida nas cidades.
Disponível em: http://www.worldwaterforum8.org/pt-br/discuss%C3%A3o-sobre-urbano Acesso em 02/02/2018.
Disponível em: https://opsveracruz.wordpress.com/category/agua/. Acesso em 02/02/2018.
A partir da leitura dos textos de apoio e de seus conhecimentos de mundo, elabore um texto  dissertativo-argumentativo que exponha sua opinião sobre o tema: “Responsabilidade social diante da utilização dos recursos hídricos”.

loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAtualidades e Conhecimentos Gerais
BancaInstituto AOCP

Muitas pessoas defendem a ideia de que seria melhor viver em outra época: assim, alguns preferiam viver na pré-história, outros na Antiguidade ou na Idade Média, outros nos tempos coloniais e outros nos tempos modernos, cada um defendendo suas ideias com argumentos que apontam vantagens de um determinado momento.

O tema desta redação está centralizado em uma pergunta: Quais são as vantagens ou desvantagens de você viver na atualidade?

Expresse sua opinião a respeito num texto dissertativo-argumentativo, em linguagem culta, dando especial atenção aos argumentos utilizados na defesa de suas opiniões.

Texto 1

Mudanças climáticas tornam eventos extremos mais frequentes

O coordenador geral de Operações e Modelagem do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Marcelo Seluchi, alerta que as mudanças climáticas estão tornando eventos extremos mais frequentes […]. “Os eventos extremos não podem ser atribuídos, cada um individualmente, às mudanças climáticas, mas o que pode ser atribuído às mudanças climáticas é o aumento da frequência deles. […] Nos últimos anos, os eventos climáticos extremos estão se tornando mais frequentes. As mudanças climáticas influenciam de alguma forma tanto na intensidade quanto na frequência de ocorrências”, disse Seluchi…

As tecnologias de inteligência artificial (IA) são desenvolvidas e aplicadas em diferentes campos científicos, como biologia, física, matemática e ciências sociais, tendo o potencial de elevar a qualidade da pesquisa científica. Contudo, embora se reconheçam aspectos positivos no uso de IA na pesquisa científica, são também identificadas preocupações, que incluem principalmente a opacidade das ferramentas de IA, consideradas por muitos “caixas-pretas”, que não permitem entender as razões subjacentes aos resultados gerados por IA.

Virgílio Almeida e Elen Nas. Desafios da IA responsável na pesquisa científica.
In: Revista USP, São Paulo, n.º 141, 2024 (com adaptações).

A introdução da IA no me…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários