sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q91891 | Engenharia Mecânica
Banca: IBFCVer cursos
Ano: 2019
Órgao: IDAM - Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas
20 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (1)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Leia, a seguir, um trecho de uma reportagem do Jornal da Unicamp a respeito de uma falha detectada pelo Prof. Dr. Itamar Ferreira em cubos de roda de um veículo em 2010:

“Decisão inédita do Ministério da Justiça, do início de março de 2010, que determinou à Fiat a realização de um recall para troca do cubo de rodas traseiras do veículo modelo Stilo, fabricado a partir de 2004, além de uma multa no valor de R$ 3 milhões, foi baseada em laudo técnico emitido pelo professor Itamar Ferreira, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp. A determinação acontece na sequência de expressivos recalls feitos por grandes montadoras, entre as quais a Toyota e a Honda. Contratado pela empresa Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), Ferreira analisou três peças sinistradas e seis equipamentos novos produzidos tanto com ferro fundido nodular quanto com aço forjado. Foram feitos estudos comparativos de propriedades mecânicas e, principalmente, de micromecanismos de fratura dos dois materiais. O laudo apontou que o risco de falha com o ferro fundido é muito grande, simplesmente porque ele tem menor resistência à fratura. Isso foi mostrado quantitativamente. É óbvio que se as dimensões do cubo fossem diferentes e se houvesse controle sobre outras variáveis de projeto, o risco de fratura diminuiria, afirmou o docente.”

(BARBIERI, Jeverson. Laudo de docente da FEM
fundamenta recall: Documento aponta que é grande o risco de falha com o ferro fundido. Jornal da Unicamp, Campinas, 05 abr. 2010. Caderno Único, p. 9. Disponível em: <http://www.unicamp.br/unicamp_hoje/ju/abril2010/ju456_pag09a.php>. Acesso em: 09 de Dezembro de 2018.)

A respeito da falha relatada no texto acima, disserte e explique o que são “a falha por fadiga e o limite de fadiga de um material”. Ao final da sua resposta, argumente e dê um exemplo de um fator que pode alterar o limite de resistência à fadiga de um material que fora previamente medido em laboratório.

loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaEngenharia Mecânica
BancaIBFC

A taxa de compressão dos motores de ciclo Otto é de fundamental importância, por estar relacionada ao rendimento destes motores e, ao mesmo tempo, não deve ultrapassar determinados patamares, pois pode provocar superaquecimento e quebra. Descreva como é feito o cálculo da taxa de compressão, dos motores de ciclo Otto, e como as informações para tal são tomadas no equipamento.

Você está definindo o tipo de contrato que será celebrado em sua unidade e uma empresa de manutenção. A empresa propôs um contrato envolvendo somente a manutenção corretiva, outro contrato envolvendo a manutenção corretiva e preventiva e outro envolvendo a manutenção corretiva, preventiva e preditiva. 
 
Descreva, sucintamente, os três tipos de manutenção oferecidas, comparando-as.

O conhecimento das características dos materiais é fundamental para os trabalhos de engenharia. Descreva como é realizado o ensaio de tração em materiais dúcteis, bem como a construção gráfica deste ensaio. Apresente as mudanças de geometria do corpo de prova, ao longo do ensaio, assim como as informações que podem ser obtidas do gráfico.

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários