As baleias, como a jubarte, mink, orca, baleia azul, franca e bryde, e várias espécies de golfinhos, entre eles o rotador, já podem desfrutar da costa da brasileira como um santuário de preservação e proteção. Decreto do presidente da República, publicado em 18/12/2008 no Diário Oficial da União, reafirma o interesse nacional no campo da preservação e da proteção desses cetáceos, permitindo a pesquisa científica de uso não-letal e o aproveitamento turístico ordenado.A data do decreto coincide com os 21 anos da lei internacional que, desde 1986, proíbe a caça a baleias. Com a norma, o Brasil marca sua posição internacional em relação a outros países que defendem a caça.O decreto presidencial diz que a União promoverá, por meio de canais diplomáticos e de cooperação competentes, a atuação do Brasil nos foros internacionais e a articulação regional e internacional necessária a promover a integração em pesquisas e outros usos não-letais dos cetáceos.Internet: <www.mma.gov.br> (com adaptações).
- conflito de interesses socioambientais entre países e a proposta de santuário do Atlântico Sul;
- áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade no Brasil e o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza;
- políticas públicas que possam incentivar os usos não-letais dos cetáceos.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Amazônia não apenas é a floresta tropical mais diversificada do mundo, como também é a região na América tropical que mais contribuiu para a sua biodiversidade total. Durante o passado geológico, a Amazônia passou por mudanças geográficas e climáticas significativas, que influenciaram a evolução das espécies, inclusive das abelhas sem ferrão. A partir dessas informações, redija um texto dissertativo discorrendo sobre como a Amazônia influenciou o sucesso reprodutivo e ecológico desses polinizadores.
O aquecimento global tem causado significativos impactos na disponibilidade de recursos hídricos. Com o aumento das temperaturas globais, os padrões de precipitação se tornam mais irregulares, o que resulta em períodos prolongados de estiagem em várias regiões. Além disso, a evaporação intensificada contribui para a redução dos níveis de água em reservatórios e aquíferos. Essas mudanças comprometem a quantidade e a qualidade da água disponível em mananciais para o consumo humano, exigindo adaptações nos sistemas de gerenciamento de recursos hídricos e na gestão dos sistemas de saneamento básico.
Tendo como referência o panorama descrito no texto precedente, redija um texto dissertativo a res…
Redija um texto dissertativo sobre a influência das mudanças do uso da terra na distribuição da mesofauna edáfica em um contexto amazônico.



