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Q91828 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: VunespVer cursos
Ano: 2019
Órgao: Pref Campinas - Prefeitura Municipal de Campinas
Cargo: Auditor de Controle Interno - Campinas

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Texto 01
No Senado da República, o Projeto de Lei do Senado (PLS 186/2014), que trata da legalização dos jogos de azar, foi analisado pela Comissão Especial e agora está pronto para ser votado em Plenário, mas até o final do ano passado a previsão de aprovação não era boa.
O cassino é proibido no Brasil desde 1946 e, nos últimos anos, a liberação e a regulamentação dos cassinos e outros jogos de azar são assuntos muito debatidos na Câmara e no Senado.
“O país tem perdido há mais de 70 anos uma grande contribuição em diversas áreas, mas especialmente no turismo, ao não investir nesse segmento. 600 mil empregos seriam gerados com a liberação de jogos, teríamos uma arrecadação esperada da ordem de 30 bilhões de reais em tributos por ano, um número extremamente relevante e que contribuiria com a recuperação do déficit primário brasileiro. Mesmo com poucos cassinos no Brasil, a atividade permitiria uma contribuição muito significativa para a recuperação da economia brasileira”, alegou o deputado Newton Cardoso.
O deputado Herculano Passos vê o turismo como um impulsionador econômico e social capaz de tirar o Brasil da crise. “Quando falamos em cassinos, estamos perdendo tempo e dinheiro, deixando de arrecadar impostos e gerar empregos na formalidade.” Como caso de sucesso, Herculano citou Cingapura, que, após a liberação dos cassinos, teve um aumento no fluxo de turistas, passando de 10 milhões de turistas estrangeiros por ano para 18 milhões. “O cassino é o chamariz do desenvolvimento e traria uma contribuição enorme à economia brasileira”, afirmou Passos.
(Disponível em: https://www.gamesbras.com/cassinos/2019/5/20/deputados-defendem-liberao-dos-cassinos-no-brasil-durante-evento-em-foz-do-iguau-12814.html. Acesso em: 27.06.2019. Adaptado)
Texto 02
Com a possibilidade da reabertura dos bingos, explodiram discussões na internet entre aqueles que se reconhecem viciados em jogos de azar e seus familiares. “[Os bingos] Trarão riqueza para poucos e pobreza e infelicidade para muitos e suas famílias. O Estado gastará em tratamento de saúde tudo o que arrecadará em impostos”, escreveu o internauta Thomas, há anos sem jogar. “Se vissem um familiar deles vendendo coisas de casa para ir ao bingo ou ao caça-níquel, não aprovariam”, afirmou José, em uma lista de discussões. Muitos ex-viciados relataram o medo de sair às ruas e passar pelos bingos onde costumavam jogar.
O jogo patológico é uma doença reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) desde 1992. Quem sofre do mal não resiste à tentação de jogar. E, quando está jogando, não consegue parar, mesmo perdendo muito.
“Enquanto o bingo está fechado, eu sei que consigo resistir. Nem penso no jogo. Mas, se está aberto, a compulsão começa a tomar conta, volta a vontade de jogar e fica mais difícil combater”, diz a pedagoga Paula, 43, que conta ter perdido todas as economias do marido em casas de bingo. Para ela, o reflexo positivo do fechamento dos bingos pode ser visto nas reuniões diárias do grupo de Jogadores Anônimos (JA). “Quando os bingos funcionavam, as salas do JA ficavam lotadas. Veio a proibição e os jogadores sumiram. Acho que a maioria se acomodou pensando que, com o fechamento, não havia mais risco. O que, até certo ponto, era verdade. Mas, se o bingos reabrirem, amanhã a sala voltará a encher. A pedagoga afirma que, após o fechamento das casas de bingo, transferiu a compulsão pelo jogo para a comida, para o álcool e para o cigarro. “Mas consegui largar a bebida e perdi os 30 quilos que havia engordado. Só a compulsão pelo jogo não passa.”
(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2009200913.htm. Acesso em: 26.07.2019. Adaptado)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva uma dissertação, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o seguinte tema:
Legalização dos jogos de azar: entre os benefícios e os malefícios para o país

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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