No século XX, em resposta à demanda de alimentos gerada pela expansão populacional, a agricultura comercial tomou espaço e, com ela, surgiram inovações tecnológicas em insumos (demanda por fertilizantes, produtos controladores de pragas e doenças), espécies melhoradas geneticamente, entre outros. Essas modificações propiciaram aumento considerável na produção de alimentos por unidade de área cultivada. No entanto, como consequência, o aumento excessivo na utilização de fertilizantes e defensivos agrícolas resultou na perda da biodiversidade, na contaminação dos alimentos e do meio ambiente. Os efeitos negativos ao meio ambiente são inúmeros, no geral causando severos desequilíbrios de ecossistemas diversos.
Atualmente cada vez mais cresce a preocupação mundial com a utilização de sistemas agrícolas sustentáveis que abordem boas práticas agrícolas, com os objetivos de produzir em quantidade, qualidade, de uma forma socialmente justa e de modo que os impactos negativos inerentes sejam menores. Existem numerosas técnicas de manejo agronômico neste sentido, abordando práticas biológicas, químicas, físicas, culturais, entre outras, todas visando à produção sustentável dos sistemas agrícolas.
Nesse contexto, disserte acerca das boas práticas agrícolas na fase agrícola da produção vegetal. Apresente pelo menos oito técnicas de manejo indicadas como boas práticas agrícolas que potencializam a sustentabilidade do sistema produtivo na fase agrícola da cadeia de produção de alimentos. Explique cada técnica mencionada.