As compras e contratações feitas pela Administração Pública são efetivadas por meio de procedimentos licitatórios que visam a selecionar, entre as participantes, a proposta mais vantajosa ao Poder Público, obedecendo aos critérios previstos no edital e sempre respeitando os princípios insculpidos na Lei de Licitações, em especial a isonomia. Entre os bens que podem ser adquiridos, estão aqueles considerados pela legislação pertinente como “bens e serviços comuns” e “bens de pequeno valor”, os quais poderão ser obtidos, preferencial e respectivamente, pelo Sistema de Registro de Preços e pelo Sistema de Cotação Eletrônica de Preços.
Considerando que as informações apresentadas têm caráter meramente motivador, com base na legislação federal pertinente aos institutos mencionados – Sistema de Registro de Preços e Sistema de Cotação Eletrônica de Preços –, redija um texto dissertativo e (ou) descritivo abordando, necessariamente, os princípios que regem as licitações públicas, a definição de “bens e serviços comuns” e “bens de pequeno valor”, os objetivos e as finalidades dos dois sistemas e a obrigatoriedade, ou não, de sua utilização. Discorra, ainda, a respeito da modalidade de licitação adequada para efetuar a aquisição desses bens mediante tais sistemas, esclarecendo as peculiaridades procedimentais sobre a modalidade indicada.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Para incentivar a prática de diversos esportes olímpicos, a Secretaria de Esportes de determinado estado da Federação publicou edital de licitação (parceria público-privada na modalidade concessão patrocinada), que tinha por objeto a construção, gestão e operação de uma arena poliesportiva.
No estudo técnico, anexo ao edital, consta que as receitas da concessionária advirão dos valores pagos pelas equipes esportivas para a utilização do espaço, complementadas pela contrapartida do parceiro público.
Diversas empresas participaram do certame, sagrando-se vencedor o consórcio Todos Juntos, que apresentou proposta de exatos R$ 30 milhões. O prazo de duração do futuro contrato, conforme estabelec…



