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Q91699 | Direito Urbanístico
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2015

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O planejamento territorial é uma ferramenta administrativa com a qual é possível estabelecer um panorama da realidade urbanística em tempos atuais, analisar os rumos e construir um ponto de referência futuro. Refere-se a um processo em que são escolhidas e organizadas ações em prol da antecipação dos resultados que são esperados. Trata-se de um processo ágil, constante, em que há um contínuo reabastecimento de situações, propostas, resultados e soluções, além da tomada de decisões. Sem o balizamento dessas ações pelas leis relativas ao planejamento urbano, o caos literalmente reinaria em nossa sociedade.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
PLANEJAMENTO URBANO E LEGISLAÇÃO URBANÍSTICA
No desenvolvimento desse tema, faça o que se pede a seguir:
  • dê exemplos de problemas urbanísticos comuns em situação de parcelamento do solo;
  • dê exemplos de três instrumentos jurídicos e políticos previstos no Estatuto da Cidade para o parcelamento do solo e sua aplicação pelo poder público local;
  • dê exemplos de soluções para a adequação do parcelamento do solo aos preceitos da Agenda 21.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaDireito Urbanístico
BancaCebraspe (Cespe)

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