sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q91519 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: VunespVer cursos
Ano: 2018
Órgao: SAAE Barretos - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Texto 1

Um professor ou uma professora pode ser uma janela para o mundo que se vê ou além: para o mundo que se deseja construir.

Ainda na infância, intermediados por esses profissionais, experimentamos realidades que não conhecíamos e conhecimentos até então inéditos. Podemos até achar que eram apenas Matemática, Português, História, Filosofia ou Ciências, mas eram vida, em pequenos ou maiores fragmentos. E essa vida era tecida por cada saber que íamos conquistando.

“O saber da nossa espécie, a humana, não se transmite pela genética, mas sim pela linguagem. Os professores são especialistas nessa transmissão”, sentencia Alfredo Jerusalinsky, psicanalista e doutor em Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano.

Nossos especialistas, infelizmente, têm que se esforçar em excesso. A profissão é cada vez mais desvalorizada; a remuneração dos professores é muito abaixo do básico e impede a reciclagem de experiências, como comprar livros ou fazer um curso; a instabilidade no emprego é uma realidade, assim como a carga horária exaustiva; a infraestrutura é precária ou é insuficiente.

Na sala de aula, os desafios aumentam. A autoridade é questionada por pais e alunos; a indisciplina comparece com uma ofensa verbal ou mesmo uma agressão física; alunos desinteressados tentam ser animados por professores desestimulados; a cobrança por desempenho dita os caminhos do que deve ser considerado educação.

(Amanda Mont’Alvão Veloso, Desrespeito, cansaço e
desvalorização: O que ainda faz um professor resistir?. www.huffpostbrasil.com, 15.10.2016. Adaptado)

Texto 2

No Brasil, metade dos professores não recomendaria a um jovem se tornar educador, por considerar a profissão desvalorizada, revela a pesquisa Profissão Docente, iniciativa da organização Todos Pela Educação e do Itaú Social.

Durante a pesquisa, foram entrevistados 2 160 profissionais da educação básica em redes públicas municipais e estaduais e da rede privada de todo o país, sobre temas como formação, trabalho e valorização da carreira.

Os docentes apontam como medidas mais importantes para a valorização da carreira a formação continuada (69%) e a escuta dos docentes para a formulação de políticas educacionais (67%). Eles consideram urgente a restauração da autoridade e o respeito à figura do professor (64%) e o aumento salarial (62%).

(Leandro Melito, Metade dos docentes no
país não recomenda a própria profissão. http://agenciabrasil.ebc.com.br, 30.07.2018. Adaptado)

Texto 3

O número de alunos que ingressaram em cursos de licenciatura presenciais caiu 10% entre 2010 e 2016, é o que aponta uma pesquisa do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp). No mesmo período, o número de concluintes desses cursos caiu 7,6%.

Segundo o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, 40% das matrículas estão concentradas nos cursos de Direito, Administração, Engenharia Civil e Enfermagem. Entre 2010 e 2016, os bacharelados cresceram 28%, enquanto as licenciaturas tiveram uma queda de 5%. Capelato também afirmou que o Brasil corre o risco de ter um “apagão” de professores em um futuro próximo por causa da concentração de matrículas em cursos de bacharelado e a aparente falta de interesse em cursos de licenciatura.

(País terá ‘apagão de professores’, aponta
pesquisa sobre cursos de licenciatura. https://ultimosegundo.ig.com.br, 08.11.2017. Adaptado)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva uma dissertação, empregando a norma -padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

O papel do professor na sociedade e a desvalorização da carreira docente

loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAtualidades e Conhecimentos Gerais
BancaVunesp

Texto I

A Inteligência Artificial Generativa é um ramo da inteligência artificial projetado para criar conteúdos, como textos, áudios, imagens, vídeos e até códigos de software. Essa tecnologia se baseia em modelos computacionais avançados, que aprendem padrões a partir de grandes volumes de dados. Inteligência Artificial Generativa No setor público, as ferramentas de IAG oferecem oportunidades para modernizar processos, como automação de tarefas repetitivas, redação de documentos e criação de materiais visuais. Contudo, sua adoção deve ser feita de forma criteriosa, garantindo que os benefícios superem os riscos e que o uso esteja alinhado com valores éticos e regulatórios.

https://www.gov.…

TEXTO 1

arte (ar.te) sf.
Capacidade e aptidão do ser humano de aplicar conhecimentos e habilidade na execução de uma ideia, de um pensamento; essa aplicação e essa execução.

(https://aulete.com.br. Adaptado.)

TEXTO 2

Em 1954, Roald Dahl escreveu um conto chamado “O Grande Gramatizador Automático”, sobre uma máquina capaz de escrever um romance tão bem quanto qualquer ser humano e em apenas alguns minutos. Hoje, temos uma máquina semelhante, e ela é o grande assunto do mundo tecnológico. A combinação de aprendizado de máquina e Inteligência Artificial (IA) criou plataformas de software que funcionam como o Grande Gramatizador Automático, escrevendo textos legíveis e coerentes e criando imagens…

Redução da jornada de trabalho?

A polêmica em torno da redução da jornada de trabalho é tão antiga quanto o capitalismo. O próprio 1º de Maio é oriundo de uma luta por redução de horas de trabalho que trabalhadores foram às ruas protestar contra as condições de trabalho desumanas e exigir a redução da jornada de 13 horas para 8 horas diárias.

Agora, novas propostas pedem o fim da escala 6×1, onde as pessoas trabalham seis dias por semana, com folga de um dia. Essa escala seria substituída por uma jornada de trabalho de, no máximo, 36 horas semanais, com quatro dias de trabalho, também conhecida como escala 4×3, por força de lei. Sublinho “redução de jornada por força de lei”, pelo fato de se…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários