Com base na leitura dos textos motivadores, que NÃO poderão ser parcial ou totalmente transcritos, e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, escreva um texto dissertativo-argumentativo, em prosa e com base na norma culta da língua portuguesa, acerca desta questão: Como é possível tornar a participação das crianças e dos adolescentes mais efetiva nas ações do COMDICA, levando-se em conta o tripé ALUNO, ESCOLA e FAMÍLIA?
TEXTO MOTIVADOR 1 “A ideia é que as crianças e jovens da própria comunidade possam assumir, hoje, os assentos do Comdica e, com isso, possamos entender, através do olhar deles, que tipo de cidade é essa que deve se preparar para promover a felicidade delas. O objetivo é que elas possam falar por si mesmas, entender onde estão as falhas, os problemas e quais são as expectativas e os sonhos para a Capital e como Fortaleza deve se preparar para dar mais acolhimento e trazer mais felicidades às suas crianças e adolescentes”, afirmou Roberto Cláudio.
https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/prefeitura-estimula-protagonismo-juvenil-dentro-das-acoes-do-conselho-municipal-da-crianca-e-do-adolescente (acesso em 29.04.2019)
TEXTO MOTIVADOR 2 “Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: I – ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; II – opinião e expressão; III – crença e culto religioso; IV – brincar, praticar esportes e divertir-se; V – participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação; VI – participar da vida política, na forma da lei; VII – buscar refúgio, auxílio e orientação.”
http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/534718/eca_1ed.pdf (acesso em 29.04.19)
TEXTO MOTIVADOR 3 É no ambiente escolar que se inicia o processo de aprendizagem e construção de círculos sociais na vida dos jovens e adolescentes. O jovem começa a entender a realidade da sociedade, alguns problemas sociais, a encarar o preconceito (racial e social), envolvimento com drogas, marginalidade, dentre outros. A escola em conjunto com as famílias possui interferência direta em meio a todos esses conflitos que em muitas das vezes são vivenciados no ambiente escolar. É nesse cenário que as instituições de ensino, sejam elas privadas ou públicas, do primário ao ensino universitário, devem se atentar para essas questões e ajudar os jovens a enfrentar todos esses conflitos com soluções éticas e de respeito ao próximo. Preparo do Jovem É na escola que o jovem inicia seus círculos sociais e o papel dos orientadores ou professores é ensinar e preparar o jovem para situações adversas diariamente. Muitas escolas atualmente têm aprofundado no preparo da criança e do jovem para a vida adulta, como ingressar no mercado de trabalho e entender o real valor do caminho dos estudos. Há a implementação de programas que ajudam os jovens a desenvolver habilidades para o convívio em sociedade. Esses programas consistem também na ajuda e prevenção contra o uso de drogas e a marginalidade já que o número de jovens que iniciam uma vida criminosa no Brasil antes de completar os 18 anos vem se tornando cada vez mais preocupante e difícil de contornar. […] Conexão com a sociedade É mais do que comprovado o poder de influência de comportamentos e exemplos durante a formação de uma criança e adolescente. Todo o círculo social em volta desses jovens acaba servindo de referência para as ações em seu dia a dia. Ao analisar o contexto em que a sociedade vive hoje, diariamente pessoas são bombardeadas de ações irracionais, generalizadas, extremistas e de falta de respeito ao próximo. São muitos os cenários em que essas situações acontecem: trânsito, transporte público, estádios de futebol, manifestações, conflitos familiares, políticos e religiosos que ocorrem simultaneamente em diversas regiões do mundo. Nem sempre as campanhas de conscientização conseguem impactar e reverter na prática esse contexto. É quando se faz necessário reforço nos ambientes escolares para instruir e acompanhar os jovens no seu desenvolvimento como cidadão.
https://www.polimig.com.br/post/jovens-na-sociedade-o-papel-fundamental-da-escola-no-preparo-da-juventude/16