Os saberes necessários à prática do professor
O professor é um profissional que detém saberes de variados matizes e que tem como função principal educar crianças, jovens e adultos. Por isso, o saber profissional que orienta a atividade do professor insere-se na multiplicidade própria do trabalho dos profissionais que atuam em diferentes situações e que, portanto, precisam agir de forma diferenciada, mobilizando diferentes teorias, metodologias, competências e habilidades. Dessa forma, o saber profissional dos professores é constituído não por um saber específico, mas por vários saberes de diferentes matizes, de diferentes origens, aí incluídos, também, o saber-fazer e o saber da experiência.
Essa pluridimensionalidade do saber profissional dos professores é referendada por Maurice Tardif e Clermont Gauthier (1996), para quem “o saber docente é um saber composto de vários saberes oriundos de fontes diferentes e produzidos em contextos institucionais e profissionais variados”.
Entretanto, é preciso perguntar: por que o saber profissional dos professores é constituído por vários saberes? Com certeza, é porque, em suas atividades pedagógicas diárias, os professores, por exemplo, planejam, executam o plano didático, escolhem as metodologias que julgam condizentes, elaboram as tarefas para os alunos, administram a sala de aula e constroem os instrumentos de avaliação. Em outras palavras, os professores tratam da gestão da matéria e da gestão da sala de aula e, por isso, necessitam utilizar diferentes saberes para a consecução dos objetivos previamente definidos.
Emmanuel Ribeiro Cunha. Os saberes necessários à prática
do professor In: Revista Cocar, v. 1, n.º 2, 2007. Internet: <http://paginas.uepa.br> (com adaptações).
Redija um texto dissertativo apontando:
1 a principal característica do trabalho docente, conforme o texto apresentado; [valor: 3,00 pontos]
2 a peculiaridade mais marcante do saber profissional dos professores, conforme o texto apresentado; [valor: 3,00 pontos]
3 os recursos de organização retórica que o autor utiliza para explicar a principal característica do trabalho docente e a peculiaridade mais marcante do saber profissional dos professores. [valor: 3,50 pontos]