CLIENTE (id, numero, nome, endereco, idade, sexo)
PRODUTO (id, descricao, precoVenda, quantidade, idTipo, idEmbalagem)
ITEM-PRODUTO (idProduto, idItem, descricao)
CLIENTE-PRODUTO (idCliente, idProduto)
TIPO (id, codigo, categoria, sazonalidade)
EMBALAGEM (id, codigo, peso, volume, material)
onde os atributos sublinhados de forma contínua representam chaves primárias e os atributos com sublinhados tracejados indicam chaves estrangeiras; e, considerando as seguintes restrições de integridade referencial, para esse modelo:
• Na tabela PRODUTO, idTipo referencia TIPO(id);
• Na tabela PRODUTO, idEmbalagem referencia EMBALAGEM(id);
• Na tabela CLIENTE-PRODUTO, idCliente referencia CLIENTE(id);
• Na tabela CLIENTE-PRODUTO, idProduto referencia PRODUTO(id).
a) Construa um modelo conceitual de dados, utilizando o modelo de classes conceitual da UML que melhor o represente; (10 pontos)
b) Apresente, em SQL ANSI, o código de uma consulta que mostre o número e o nome de todos os clientes que não adquiriram nenhum produto, ordenados de forma decrescente pelo número e, a seguir, de forma decrescente pelo nome. (10 pontos)
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



