Você deverá escolher uma das propostas para fazer sua Prova Discursiva.
PROPOSTA 1
1
APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Se a aprendizagem é um desafio para o aluno oriundo de camadas sociais menos privilegiadas, é possível se ter uma ideia do quão desafiador é a aprendizagem para um aluno com necessidades especiais.
Com a perspectiva da educação inclusiva, tais alunos têm deixado as salas especializadas e passam a frequentar as salas de aulas comuns, o que inclusive é um direito garantido por Lei. Entretanto, não só o acesso e a permanência destes alunos no ambiente escolar é um desafio, uma vez que também se defrontam com todo tipo de preconceito e discriminação, diariamente.
(Maria José de Moura Alves, in: O desafio de ensinar e aprender na diversidade – adaptação)
2
3
Apesar de reconhecer a importância da inclusão dos alunos da Educação Especial nas classes regulares, muitos professores reconhecem também o despreparo para atender as diversas deficiências. Uma das prováveis razões disso é o fato de a maioria ser graduada em Pedagogia ou Psicopedagogia, e não em Educação Especial.
Algumas escolas acham que esses alunos têm de ser aprovados automaticamente, até por não saber ou não ter condições de adaptar as provas.
Os especialistas concordam que o problema é muito mais complexo. Solucioná-lo implica transformar a educação como um todo, e não apenas as políticas de educação inclusiva. Um dos primeiros passos nessa direção seria melhorar a formação dos professores para que eles adquiram, no mínimo, noções básicas sobre as necessidades educacionais especiais e, principalmente, reflitam sobre o sentido da inclusão e sua importância.
(https://revistaeducacao.com.br/2016/04/04/inclusao-na-pratica/- Adaptação)
4
Por muito tempo, acreditou-se que a educação especial deveria ser organizada de forma paralela à educação comum e que esta seria a forma mais apropriada para garantir o direito à educação das pessoas com deficiência. No entanto, o desenvolvimento de estudos no campo da educação e a ampliação dos debates acerca dos direitos humanos mudaram essa lógica.
A ideia de que educação especial deve integrar a proposta pedagógica da escola regular está consolidada e assegurada por um amplo aparato legal, que garante a matrícula, em classes comuns, dos estudantes nas seguintes condições:
■ Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.
■ Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.
■ Alunos com altas habilidades ou superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
https://revistaeducacao.com.br/2016/04/04/inclusao-na-pratica/
5
6
A definição de Educação Inclusiva difere da definição de Educação Especial.
Educação Inclusiva é um movimento mundial baseado nos princípios dos direitos humanos e da cidadania, onde o objetivo principal é eliminar a discriminação e a exclusão, garantindo o direito a igualdade de oportunidades e a diferença, modificando os sistemas educacionais, de maneira a propiciar a participação de todos os alunos, especialmente aqueles que são vulneráveis a marginalização e a exclusão.
A Educação Especial é uma área de conhecimento que visa promover o desenvolvimento das potencialidades das pessoas com deficiência da educação infantil até a educação superior. Ela deve ser entendida como uma modalidade de ensino que perpassa todos os outros níveis, as modalidades e as etapas do processo educacional, além de orientar sobre as propostas de atendimento educacional especializado, disponibilização de recursos e serviços e contribuições metodológicas e de implementação.
http://revista.fundacaoaprender.org.br/?p=88
7
Após a leitura dos trechos apresentados, produza um texto dissertativo, conforme orientação a seguir.
Para você, Profissional da Educação, quais as relações entre os textos acima e a sua vivência?
Seja como aluno(a), seja como professor(a), seja como cidadão (ã), o que você percebe sobre o tema em pauta, nas escolas?
A Educação Inclusiva é uma realidade nas escolas brasileiras?
Complemente o seu texto com um ou mais exemplos, sugerindo ações que possam ser implementadas nas escolas.
✔ No desenvolvimento da proposta escolhida, utilize os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação.
✔ Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da Língua Portuguesa.
✔ Seu texto não deve conter fragmentos dos textos motivadores.
PROPOSTA 2
1
“Outro dia, um pai de aluno me perguntou: ‘qual o senhor acha que deve ser o papel da família para colaborar com a educação dos nossos filhos na escola?’. Eu disse a ele, com todo o respeito, que havia um equívoco na formulação da questão, porque não cabe à família colaborar com a escola na educação, mas exatamente o contrário, é a escola que colabora, a família é responsável. A escola assumiu muitas tarefas nos últimos 20 anos, especialmente a escola pública, porque ela é parte da rede de proteção social e, por isso, desempenha tarefas do Estado, entre elas a proteção à vida, segurança e liberdade dos indivíduos. Por isso, cabe sim à escola oferecer educação para o trânsito, ecológica, sexual e até alimentar. Mas não cabe ao Estado, via escola pública, substituir a responsabilidade que a família tem, a menos que ela esteja em situação de descuido total. Cabe à instituição promover a autonomia, a solidariedade e a formação crítica, mas a responsabilidade principal continua sendo da família e ela não pode se eximir disso.”
(Mário Sérgio Cortella)
2
3
A participação dos pais na vida escolar dos filhos é fundamental para garantir a qualidade da Educação. Candidatar-se a uma vaga no Conselho Escolar é uma boa forma de acompanhar o trabalho feito pelos gestores, docentes e funcionários da escola e de se envolver diretamente nas decisões que serão tomadas.
https://todospelaeducacao.org.br/conteudo/perguntas-e-respostas-como-funcionam-os-conselhos-escolares
4
5
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Artigo 2º:
A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
O Artigo 205 da Constituição Federal vigente diz que:
A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
(Profª Denise Guimarães – Rede Pública Municipal)
6
A Escola Pública não pode esperar apoio dos familiares aos alunos.
Quem trabalha com alunos, principalmente das periferias das grandes cidades, sabe que, desde muito cedo, as crianças ficam sozinhas, cuidando dos irmãos menores. Tive alunos de 7/8 anos que saíam da escola para tomar conta dos irmãos de 2/3 anos…
Não existe mesa nem cadeira pra sentar pra fazer o famigerado ‘dever de casa’. A mãe trabalha fora a semana toda, como doméstica e só aparece nos finais de semana. O pai já sumiu há tempos. No melhor dos casos tem uma avó tentando ajudar…
Após a leitura dos trechos apresentados, produza um texto dissertativo, conforme orientação a seguir.
Para você, Profissional da Educação, quais as relações entre os textos acima e a sua vivência? Seja como aluno (a), seja como professor(a), seja como cidadão (ã), o que você percebe sobre o tema em pauta, nas escolas? Como se dá a integração entre as famílias e as escolas no nosso cotidiano? Complemente o seu texto com um ou mais exemplos, sugerindo ações que possam ser implementadas nas escolas.
✔ No desenvolvimento da proposta escolhida, utilize os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação.
✔ Seu texto deve ser modalidade padrão da Língua Portuguesa.
✔ Seu texto não deve conter fragmentos dos textos motivadores.