A figura indicada abaixo é um registro do século XVII de uma câmara escura, que mostra a imagem de uma torre, projetada na parede da câmara oposta ao orifício pelo qual a luz entra.
a. Segundo esse modelo, o que aconteceria com o tamanho da imagem se aumentássemos a distância entre as paredes da câmera?
b. Qual foi a principal invenção desenvolvida no século XIX que utilizou diretamente o fenômeno ilustrado nessa figura?
c. A imagem apresentada no item acima refere-se à representação de objetos a partir de determinado sistema de projeção de imagens, que começou a ser mais bem entendido a partir do séc. XVI. Entretanto, apesar de a discussão em torno da representação da realidade ter sido intensificada nesse contexto, ela foi alvo de interesse já na Antiguidade Clássica.
De fato, no séc. V a. C., no livro VII da República, o filósofo grego Platão constrói uma narrativa, conhecida como Mito da Caverna, que se inicia com homens acorrentados, desde a infância, no interior de uma caverna, olhando fixamente para uma parede, impedidos de virarem a cabeça para os lados e de se voltarem para trás, e sem nunca se comunicarem acerca do que veem. Atrás deles há uma mureta sobre a qual desfilam miniaturas manuseadas por homens. Incide sobre essas figuras diminutas, semelhantes a fantoches, a luz de uma fogueira que se coloca mais atrás da mureta. Essa luz projeta na parede as sombras dos pequenos objetos e seres que desfilam, tal como se vê na imagem a seguir.
Essa é a situação inicial que Platão cria na narrativa e que, segundo ele, parece ser a situação em que vivem os homens no geral. O que Platão estaria problematizando a respeito da percepção que as pessoas têm da realidade, ao se servir das sombras dos objetos na caverna? A partir do que problematiza Platão no Mito da Caverna, que paralelo pode ser feito acerca do comportamento de alunos em relação às informações veiculadas pelas redes sociais ou pelas redes de TV?