I. as formas de expressão;
II. os modos de criar, fazer e viver;
III. as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
IV. as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;
V. os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.”
A. Ofício das Baianas de Acarajé: consiste em uma prática tradicional de produção e venda, em tabuleiro, das chamadas comidas de baiana, feitas com azeite de dendê e ligadas ao culto dos orixás, amplamente disseminadas na cidade de Salvador, Bahia.
B. Ofício das Paneleiras de Goiabeiras: O processo de produção no bairro Goiabeiras Velha, em Vitória (ES), emprega técnicas tradicionais e matérias-primas provenientes do meio natural. A panela de barro, fruto de um conjunto de saberes, constitui suporte indispensável para o preparo da típica moqueca capixaba.
C. Igreja de Santa Luzia (Vitória, ES): A Capela de Santa Luzia data do séc. XVI e é a edificação mais antiga de Vitória. A igreja destaca-se dos demais edifícios localizados em seu entorno por ser o único monumento com características originais da arquitetura colonial brasileira.
D. Coleção Lasar Segall, pertencente ao Museu Lasar Segall: O Museu Lasar Segall é sediado na residência e ateliê que pertenceu a Lasar Segall (1891-1957) e expõe obras do artista plástico lituano radicado no Brasil.
a. dinâmica em aula visando o levantamento de conhecimentos prévios sobre o tema.
b. dinâmica em aula visando a apropriação pelos alunos do conteúdo conceitual referente ao tema.
c. proposta prática de atividade de artes.
d. Socialização dos resultados finais.
Obs.: É importante que os itens de a a d estejam articulados de forma a demonstrar a coerência da sequência didática proposta.
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