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Q90120 | Pedagogia
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2011
Órgao: SEDUC AM - Secretaria de Estado da Educação do Amazonas

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Os professores têm na cabeça o movimento e os princípios da escola nova, contudo, na prática, não se oferecem as condições para a instauração dessa tendência, pois o sistema educacional em que atuam ainda é tradicional. À constatação, pelos professores, dessa contradição, de que as suas condições concretas de trabalho não correspondem às suas crenças, acrescenta-se a pressão que sofrem da pedagogia oficial, que prega a racionalidade e a produtividade do sistema educacional e do trabalho docente; em outras palavras, a ênfase nos meios. Assim, o professor situa-se em um quadro contraditório: concepções escolanovistas e realidade tradicional; rejeição do tecnicismo, por se sentir violentado pela ideologia oficial, e não aceitação da linha crítica, por não querer ser identificado como agente repressor.

Dermeval Saviani. In: José Carlos Libâneo.
Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 21.ª ed. São Paulo: Loyola, 2006 (com adaptações).
 
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema.

O PAPEL DA ESCOLA E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO SEGUNDO AS PRINCIPAIS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

► a pedagogia liberal e suas principais tendências;
► a pedagogia progressista e suas principais tendências.

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MatériaPedagogia
BancaCebraspe (Cespe)

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