Dermeval Saviani. In: José Carlos Libâneo.
O PAPEL DA ESCOLA E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO SEGUNDO AS PRINCIPAIS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
► a pedagogia liberal e suas principais tendências;
► a pedagogia progressista e suas principais tendências.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Apesar das diferentes ênfases que formam as especificidades de suas teorias, Paulo Freire e Milton Santos se encontram em diversos aspectos, já que ambos trazem às suas análises esse movimento permanente, em que o espaço forma os sujeitos, mas também os sujeitos formam e participam das relações que constituem o espaço. O lugar é uma das escalas de maior dimensão das ocorrências espaciais e é também nesse lugar que se vislumbra o subespaço da escola como uma forma de convivência que nos apresenta potências.
SILVA, PINTO. Diálogos entre Paulo Freire e Milton Santos na formação de professores de Geografia. 2020 (com adaptações).

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter motivador…
Em grande parte das escolas públicas brasileiras, para passar de ano, os alunos têm que rezar. Literalmente. Levantamento feito pelo portal Qedu.org.br a partir de dados do Ministério da Educação mostra que, em 51% dos colégios, há o costume de fazer orações ou cantar músicas religiosas. Embora, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o ensino religioso seja facultativo, 49% dos diretores entrevistados admitiram ser obrigatória a presença dos estudantes nas aulas dessa disciplina. E, em 79% das escolas, não há atividades alternativas para estudantes que não queiram assistir às aulas de ensino religioso.
Internet: <oglobo.globo.com> (com adaptações).
Consider…
Maria Luísa, 6 anos de idade, é aluna do primeiro ano do ensino fundamental. É uma menina admirada por todos pelo rico e variado repertório vocabular e por sua capacidade de conversar tanto com crianças da sua faixa etária, como com outras, mais velhas, e até com os adultos. Muito falante, questiona tudo que não compreende e não se cala enquanto não encontra respostas que a satisfaçam. Seus pais são comunicativos e gostam muito de brincar e conversar com ela. Nos finais de semana, a família sempre tem alguma programação cultural e de lazer. Além dos pais, Maria Luísa faz desenhos e outras atividades manuais com a avó materna, com quem também inventa músicas a partir dos desenhos que produzem…



