Observe as argumentações descritas e, em seguida, proponha atividades orientadas ao final de cada questão.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o aluno egresso do Ensino Fundamental deve alcançar os objetivos previstos para a Educação Física escolar.
“• participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais;
• adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência;
• conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais;
• reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva;
• solucionar problemas de ordem corporal em diferentes contextos, regulando e dosando o esforço em um nível compatível com as possibilidades, considerando que o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das competências corporais decorrem de perseverança e regularidade e devem ocorrer de modo saudável e equilibrado;
• reconhecer condições de trabalho que comprometam os processos de crescimento e desenvolvimento, não as aceitando para si nem para os outros, reivindicando condições de vida dignas;
• conhecer a diversidade de padrões de saúde, beleza e estética corporal que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia e evitando o consumismo e o preconceito;
• conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade básica do ser humano e um direito do cidadão.”
In: BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física/ Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Para que o aluno percorra o caminho formativo guiado por seus objetivos, os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem o trabalho com o bloco de conteúdos e, também, dos temas transversais para promoção do diálogo interdisciplinar.
Com base no apresentado, elabore um esboço de plano de aula com uma sequência de 3 atividades.
Cada atividade deve focalizar uma dimensão específica do conteúdo escolhido (exemplo: atividade 1 – procedimental; atividade 2 – conceitual; atividade 3 – atitudinal).
O conteúdo deve ser o mesmo para as três atividades.
A atividade de enfoque atitudinal deve refletir as atitudes que envolvam um dos temas transversais. Descreva o passo a passo de cada atividade.