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Q88188 | TI - Redes de Computadores
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2013
Órgao: BCB - Banco Central do Brasil (Bacen)
Cargo: Analista do Banco Central do Brasil
Padrão de resposta Resolução em texto90 linhas Resolução de Aluno +90%

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A empresa SL começou a operar com apenas dez usuários, tendo sido todos os arquivos armazenados nas estações de trabalho de cada usuário; a autenticação feita no local, isto é, cada estação de trabalho autenticava o seu usuário utilizador; e todas as estações de trabalho possuíam endereço IP fixo, configurado de forma manual.
Com base na análise dos dados relacionados ao período inicial de funcionamento da empresa, o seu setor de planejamento estratégico prevê substancial crescimento da empresa SL, que, em seis meses, passará a contar com um total de duzentos usuários, cada um deles com uma estação de trabalho em rede, na qual compartilharão arquivos e impressoras e acessarão emails e a Internet de forma segura; devido ao tipo de negócio da empresa SL, a nova demanda por armazenamento de arquivos será mais crítica.
A partir do estudo do caso acima descrito, apresente uma proposta de solução de servidores de rede para atender plenamente à demanda futura da empresa SL — duzentos usuários —, atentando às boas práticas de projetos e administração de redes e segmentando, sempre que possível, os serviços providos em servidores diferentes, além de, obrigatoriamente, utilizar o Windows 2008 ou o Red Hat Linux 6 para o sistema operacional dos servidores, e, para hypervisor de virtualização, o Vmware Vsphere 5.1. Ao elaborar seu texto, indique e descreva, com a devida justificativa, as ferramentas necessárias para dotar a estrutura de rede da empresa SL com as seguintes funcionalidades:
  • print Server;
  • file Server;
  • sistema de arquivos com Journally;
  • gerenciador de volumes de disco;
  • DNS;
  • DHCP integrado com o DNS.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaTI - Redes de Computadores
BancaCebraspe (Cespe)

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