Um pesquisador dirigiu-se ao bibliotecário e solicitou orientação no manejo das bases bibliográficas on-line. O bibliotecário, bastante impaciente, orientou-o, resmungando, sobre o que entendeu como “deficiência de pesquisador de alto nível”.
Circunstâncias como essa ilustram estudos para aperfeiçoamento do serviço de referência. Segundo Grogan (2001), esses estudos têm mostrado que “muitas pessoas não se sentem à vontade nas bibliotecas” e que, quando solicitam ajuda, “estão admitindo abertamente sua ignorância. As pesquisas […] revelaram que engenheiros e cientistas muitas vezes veem desse ângulo a formulação de uma questão, e o receio de perder prestígio entre seus colegas de fato inibe seriamente o uso de fontes de informação”.
Discorra sobre a questão do constrangimento dos usuários, alicerçando seu discurso em apenas um dos seguintes fundamentos:
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Lei de Mooers;
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Primeira Lei da Biblioteconomia, formulada por Ranganathan;
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Quarta Lei da Biblioteconomia, formulada por Ranganathan.