Tanto a legalidade quanto a legitimidade se impõem igualmente à sociedade e ao estado e deverão pautar toda a atuação administrativa pública.
Em assim sendo, tanto na gestão dos interesses da sociedade (administração extroversa), quanto na gestão de seus próprios interesses operativos (administração introversa) o agir do Estado se submete sempre a esse duplo parâmetro de aferição da juridicidade de seus atos: a legitimidade e a legalidade, daí decorrendo a também dupla classifi cação do controle exercido sobre a atividade da Administração Pública: o controle de legitimidade e o controle de legalidade.
- características do controle de legitimidade e do controle de legalidade;
- efeitos do controle de legitimidade e do controle de legalidade;
- o exercício do controle de legitimidade e do controle de legalidade nos diversos campos de atuação do controle, quais sejam: o administrativo, o parlamentar e o judiciário;
- as modalidades e os instrumentos para atuação do controle administrativo, parlamentar e judiciário.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Sabe-se que o orçamento público, a um só tempo, é mecanismo de planejamento e controle. Por sua vez, compreendida como uma forma permanente de responsabilização dos agentes públicos, sabe-se também que accountability enseja dois desdobramentos: o vertical e o horizontal.
Nesse contexto, em um mínimo de 40 e um máximo de 60 linhas, sem deixar de conceituar e de estabelecer as necessárias relações de causualidade, elabore um texto dissertativo respondendo à seguinte pergunta:
Caracteriza-se o orçamento público por ser um instrumento de accountability nos seus desdobramentos vertical e horizontal?
b) o ‘motivo’ do ato administrativo e os conceitos jurídicos indeterminados;
c) a convalidação do ato administrativo e seus efeitos.



