CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A expressão “cadeias globais de valor”, embora tenha surgido nos campos da Administração e da Sociologia, especialmente com a publicação do livro “A Vantagem Competitiva das Nações”, de Michael Porter, e com os trabalhos de Gary Gereffi, passou a ser largamente utilizada e estudada pelos economistas de diferentes afiliações teóricas.
A proliferação das cadeias globais de valor reflete, a rigor, a tendência à fragmentação global da produção em partes, peças, componentes (isto é, em bens intermediários) e em produtos finais. Nessa tendência, as empresas multinacionais americanas, europeias e japonesas, em resposta ao acirramento da concorrência oligopolista na esfera mundial, deslocaram parte…
Texto I
A crise financeira global deflagrada pela quebra do banco Lehman Brothers, em setembro de 2008, foi um choque drástico para a economia global, em especial para as economias avançadas, pois, dessa vez, os países do G7 foram o epicentro da crise. Logo se tornou claro que a crise assumia dimensão global e exigia, portanto, respostas de política econômica globalmente coordenadas. No contexto dessa emergência, o G20 estava disponível como um mecanismo configurado e operante. No movimento que se seguiu, o G20 foi declarado principal foro de coordenação econômica entre seus membros e, por extensão, dado o peso dessas economias, o centro da governança econômica mundial.
Carlos Márcio Bicalho…
De acordo com os textos clássicos de macroeconomia, na situação conhecida como armadilha da liquidez, a política monetária perde a capacidade de influenciar a economia por meio da taxa de juros. A crise de 2008 mostrou, contudo, que mesmo em situações em que a taxa de juros é muito baixa, a autoridade monetária, ainda assim, é capaz de produzir efeitos sobre a economia por intermédio da adoção de políticas macroprudenciais ou, ainda, por meio do expediente do quantitative easing, situação em que se evidencia importante aumento da liquidez da economia.
Considere uma situação em que os juros reais estejam muito baixos e a Funpresp necessite avaliar esse cenário, que pode impactar em sua…




A difusão tecnológica não ocorre de forma uniforme entre países por várias razões. Duas razões principais são:
1. **Capacidades institucionais e educacionais**: Países como o Japão e a Coreia do Sul investiram fortemente em educação, infraestrutura e instituições que facilitam a absorção e a inovação tecnológica. Eles criaram um ambiente favorável para a adoção de novas tecnologias. Em contraste, muitos países africanos enfrentam deficiências em educação, infraestrutura tecnológica e instituições que dificultam a assimilação de tecnologias avançadas.
2. **Políticas industriais e de inovação**: O Japão e a Coreia do Sul implementaram políticas governamentais direcionadas, como subsídios e proteção a setores estratégicos, que estimularam o desenvolvimento tecnológico. Em muitos países subdesenvolvidos, há falta de políticas públicas eficazes ou incentivos para promover inovação, pesquisa e desenvolvimento, o que limita a difusão de tecnologias modernas.