Schellenberg (2008) afirma que o valor documental é o fator básico da destinação de documentos.
Conceitue os valores primário e secundário dos documentos arquivísticos relacionando com a destinação de acordo com esses valores.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em 18 de novembro de 2011, foi promulgada a Lei de Acesso à Informação – Lei n. 12.527, que regulamentou o acesso a informações públicas no Brasil, dando mais um importante passo para a consolidação da democracia brasileira. Todavia, essa foi uma conquista que concomitantemente trouxe novos desafios para a administração pública, especialmente no que se refere à implantação de mecanismos que assegurem a fruição desses direitos constitucionais.
Neste sentido, relacione a transparência das informações públicas e acesso à informação no contexto do exercício da cidadania.
Leia o caso a seguir.
Há um acúmulo de documentos em uma instituição pública que nunca recebeu um tratamento arquivístico adequado. A instituição deseja organizar seus documentos, contratando um profissional arquivista para realizar o tratamento adequado dessa massa documental acumulada, pois percebeu a importância de recuperação das informações armazenadas para tomada de decisões.
A partir do caso apresentado, exponha quais são os desafios deste profissional para proceder em relação à gestão de documentos, a fim de gerenciar o controle e disponibilidade das informações organizadas, como também evidenciar a transparência da administração.



