No bojo de um ciclo de crescimento econômico nacional bastante sólido, que implica intensa atividade da construção civil na área habitacional, estão sendo construídos nas cidades prédios e mais prédios, sem qualquer critério. Novos bairros crescem Brasil afora em meio a uma espécie de euforia construtiva, mas não parece haver o cuidado necessário com a qualidade urbana resultante, a injustiça social que as cidades produzem, tampouco com os impactos desse crescimento sobre o meio ambiente. Em outras palavras, o que nos preocupa é o seguinte: que tipo de cidades estamos construindo para as gerações futuras?
Produzir casas ou construir cidades? In: João Sette Whitaker Ferreira (Coord.). Desafios para um novo Brasil urbano. Parâmetros de qualidade para a implementação de projetos habitacionais urbanos. São Paulo: LABHAB; FUPAM, 2012, p. 5 (com adaptações).
Considerando que o fragmento apresentado tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
A PRÁTICA ARQUITETÔNICA E A QUALIDADE DE VIDA DAS CIDADES
Em seu texto, faça o que se pede a seguir.
- Discorra sobre a NBR 15575, apresentando os requisitos de desempenho dos sistemas componentes das edificações habitacionais.[valor: 12,00 pontos]
- Comente sobre a metodologia do projeto arquitetônico e cite, no mínimo, quatro exemplos de estratégias e soluções construtivas sustentáveis.[valor: 11,50 pontos]
- Discorra sobre a integração dos projetos de edificações com o sistema urbano, com vistas à promoção da qualidade de vida nas cidades.[valor: 5,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Os espaços livres possuem enorme importância para as cidades – em que pese serem frequentemente mal tratados pelos agentes públicos e privados, seja como espaços do cotidiano, seja como lugar de convivência nas mais diversas escalas, seja como lócus preferencial das manifestações políticas e de tantas outras práticas sociais. Os espaços livres, privados ou públicos, são os principais elementos capazes de prestar serviços ambientais no meio urbano.
Eugenio Fernandes Queiroga. Da relevância pública dos espaços livres: um
estudo sobre metrópoles e capitais brasileiras. In: Revista do Instituto de Estudos
Brasileiros, São Paulo, n.º 58, jun./2014, p. 105-132 (com adaptações).
1.º Conquanto…
Atualmente, os novos sistemas computacionais aplicados à arquitetura que pretendem suprir as inúmeras lacunas da concepção e da construção estão voltados para os sistemas BIM (building information modeling). Esse novo instrumento para concepção arquitetônica e construção enfoca no modelo único tridimensional para o gerenciamento de todo o ciclo de vida do projeto, cobrindo desde a concepção, construção, integração dos projetos complementares até o desmonte da edificação. Visto que o modelo tridimensional específico é uma aproximação da realidade, modelado de acordo com os componentes reais de construção (como paredes, piso etc.), a característica de banco de dados visuais de famílias de obje…



