O conjunto moderno da Pampulha conquistou o título de Patrimônio Mundial da Humanidade. A decisão foi tomada durante a quadragésima sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), realizada no Centro de Convenções de Istambul, na Turquia. A indicação da Pampulha foi ratificada pelos vinte e um países integrantes do comitê, por consenso, informou o Ministério da Cultura. Com essa decisão, o conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, passou a ser o vigésimo bem brasileiro inscrito na Lista do Patrimônio Mundial.
O valor dos edifícios é reconhecido por suas inovações. O conjunto moderno da Pampulha é uma referência na arquitetura mundial pela utilização do concreto armado, que ainda não havia sido utilizado em construções semelhantes. Causou assim um impacto no mundo inteiro. A UNESCO, ao reconhecer o valor universal excepcional da Pampulha, considerou o conjunto como símbolo de uma arquitetura moderna, distante da rigidez do construtivismo e adaptada de forma orgânica às tradições locais e às condicionantes ambientais brasileiras. Essa abordagem pioneira, fruto da colaboração entre Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Candido Portinari, entre outros grandes artistas, criou uma nova linguagem arquitetônica, fluida e integrada às artes plásticas, ao design e à paisagem.
Internet: www.agenciabrasil.ebc.com.br (com adaptações).
O primeiro bem tombado no Paraná, em 1938, foi o antigo Colégio dos Jesuítas, na cidade de Paranaguá. No mesmo ano, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tombou a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, na Ilha do Mel. A maioria dos bens protegidos no estado está localizada na região das primeiras ações de povoamento paranaense. Ainda na década de 30, foram tombados a Casa do Coronel Joaquim Lacerda (transformada em museu), a Igreja Matriz de Santo Antônio e a casa onde faleceu o coronel Gomes Carneiro, na cidade de Lapa. Em Guaratuba, foi tombada a Igreja Matriz de São Luís. A Constituição brasileira reconhece a existência de bens culturais, ambientais e arquitetônicos, além de estabelecer as formas de preservação desse patrimônio. Desde 2007, o IPHAN também é responsável pela gestão dos bens do Patrimônio Ferroviário oriundo da antiga Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA).
Internet: http://portal.iphan.gov.br (com adaptações).
Considerando os textos acima como referência inicial, redija, de maneira sucinta, um texto dissertativo a respeito da proteção do patrimônio material no Brasil. Ao elaborar seu texto, discorra sobre os seguintes instrumentos de proteção do patrimônio material:
1 tombamento; [valor: 1,75 ponto]
2 valoração do patrimônio cultural ferroviário; [valor: 1,50 ponto]
3 chancela da paisagem cultural. [valor: 1,50 ponto]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Para promover o uso racional de recursos energéticos no setor de edificações, foram criados a etiqueta PBE Edifica, em 2009, e o selo PROCEL Edifica, em 2014. São medidas de reconhecimento público da adoção de práticas sustentáveis e tecnologias eficientes nas construções, com vistas à redução do consumo de energia elétrica e a consequente diminuição de impactos ambientais. No Brasil, já foram concedidos 26 selos PROCEL Edifica para prédios públicos.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo atendendo ao que se pede a seguir.
1 Discorra sobre as características de construções sustentáveis. [valor: 18,00 pontos]
2 Mencione três critérios usa…
Os espaços livres possuem enorme importância para as cidades – em que pese serem frequentemente mal tratados pelos agentes públicos e privados, seja como espaços do cotidiano, seja como lugar de convivência nas mais diversas escalas, seja como lócus preferencial das manifestações políticas e de tantas outras práticas sociais. Os espaços livres, privados ou públicos, são os principais elementos capazes de prestar serviços ambientais no meio urbano.
Eugenio Fernandes Queiroga. Da relevância pública dos espaços livres: um
estudo sobre metrópoles e capitais brasileiras. In: Revista do Instituto de Estudos
Brasileiros, São Paulo, n.º 58, jun./2014, p. 105-132 (com adaptações).
1.º Conquanto…


Carta de Veneza, 1964: “[…] o restauro é uma operação que deve ter um caráter excepcional. Destina-se a conservar e a revelar os valores estéticos e históricos dos monumentos e se baseia no respeito pelas substâncias antigas e pelos documentos autênticos […]. Os elementos de integração serão sempre reconhecíveis e representarão o mínimo necessário para assegurar a conservação do monumento e restabelecer a continuidade das suas formas”.
Normas de Quito, 1967: “Do seio de cada comunidade pode e deve surgir a voz de alarme e a ação vigilante e preventiva […] Em qualquer caso, a colaboração espontânea e múltipla dos particulares na valorização do patrimônio …



