Texto I
Lei nº 13.675/2018
Art. 1º Esta Lei institui o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e cria a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), com a finalidade de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, por meio de atuação conjunta, coordenada, sistêmica e integrada dos órgãos de segurança pública e defesa social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, em articulação com a sociedade.
Art. 2º A segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos, compreendendo a União, os Estados, o Distrito Federal e os Munícipios, no âmbito das competências e atribuições legais de cada um.
Texto II
Dentre os quatro instrumentos de políticas (fundos, conselhos, planos e guardas) previstos nos planos nacionais para receberem fomento do governo federal, os municípios tenderam sempre para a escolha de formar e/ou expandir e equipar suas guardas.
A criação e a disseminação dessas, conforme dados do gráfico a seguir, e a posterior luta da categoria por reconhecimento legal acabou por consagrá-las, em 2014, no texto constitucional em seu Art. 144, § 8. Presença e atuação também foram garantidas pela lei que instituiu o SUSP (Sistema Único de Segurança Pública) em 2018, colocando as guardas municipais ao lado das polícias civis e militares, como integrante operacional do sistema (Art. 9°, § 2º, inciso VII, da Lei 13.675/2018).
Efetivo da Guarda Municipal por região do país

LAZZAROTTI, Bruno, COSTA, Diniz, SANTOS, Íris Gomes dos e MADEIRA, Lígia Mori. Além das Guardas Municipais: os municípios e a segurança pública, in Nexo Jornal: HTTPS://www.nexojornal.com.br
Com base nos Textos I e II e considerando os fundamentos do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS),
- indique três princípios e três diretrizes que orientam a PNSPD, explicando brevemente o seu significado;
- identifique dois órgãos de segurança pública federais e dois estaduais, descrevendo suas respectivas funções, de acordo com o texto constitucional;
- avalie a atuação das Guardas Municipais em atividades de policiamento ostensivo e comunitário, discutindo o alcance de sua competência municipal.
Responda aos itens referidos, elaborando um texto dissertativo-argumentativo.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Segundo os dados levantados, desde 2001, foram contabilizados 43 ataques de violência extrema contra escolas brasileiras, vitimando 168 pessoas, sendo 115 feridos e 53 vítimas fatais. Dentre as vítimas fatais, 6 eram autores dos ataques. É importante destacar que aproximadamente um terço dessas ocorrências, ou seja, 15 episódios, culminou na morte de ao menos uma vítima.
(…) Esses ataques se diferenciam de outras formas de violência escolar, como discriminação, bullying, conflitos entre alunos, ocorrências relacionadas à criminalidade urbana e crimes patrimoniais contra as escolas. Como explica Victor Grampa, um dos conteudistas do curso Recomendações para Proteção e Segurança no Ambi…
Analise a situação hipotética a seguir:
O Programa Fronteira Segura 2030 foi instituído com a finalidade de fortalecer a presença do Estado nas regiões de fronteira, promovendo a integração de ações entre os Ministérios da Defesa, da Justiça e Segurança Pública e da Fazenda. O programa busca ampliar o controle fronteiriço, prevenir e reprimir crimes transnacionais (como tráfico de drogas, contrabando e evasão fiscal), além de impulsionar o desenvolvimento regional sustentável.
Durante a fase de planejamento estratégico, a equipe de gestão interministerial constatou falhas de coordenação entre os órgãos envolvidos, ausência de indicadores de desempenho integrados e riscos de sobreposição cont…
Considerando os desafios contemporâneos na área de justiça e segurança, redija um texto dissertativo, no qual, necessariamente, cite as competências, de cada um dos três Poderes, relacionadas à atuação coordenada deles na política externa e de defesa do Brasil; e analise os riscos e as consequências de uma eventual desarticulação entre eles.



