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Q461578 | Segurança Pública e Legislação Policial
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2025

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Analise a situação hipotética a seguir:

O Programa Fronteira Segura 2030 foi instituído com a finalidade de fortalecer a presença do Estado nas regiões de fronteira, promovendo a integração de ações entre os Ministérios da Defesa, da Justiça e Segurança Pública e da Fazenda. O programa busca ampliar o controle fronteiriço, prevenir e reprimir crimes transnacionais (como tráfico de drogas, contrabando e evasão fiscal), além de impulsionar o desenvolvimento regional sustentável.

Durante a fase de planejamento estratégico, a equipe de gestão interministerial constatou falhas de coordenação entre os órgãos envolvidos, ausência de indicadores de desempenho integrados e riscos de sobreposição contratual nas aquisições de equipamentos de vigilância, softwares de monitoramento e infraestrutura logística.

Em resposta, o Comitê de Governança do Programa deliberou pela adoção de uma metodologia de gestão de projetos estruturada, fundamentada em análises de cenário e avaliações dos ambientes interno e externo, bem como pela aplicação das normas especiais de contratações nas áreas de defesa e segurança, com o objetivo de conciliar celeridade, eficiência e controle na execução das ações estratégicas.

Diante do caso hipotético acima, responda de forma fundamentada aos seguintes questionamentos:

  1. Quais as formas de planejamento que podem melhorar a coordenação entre os Ministérios e evitar duplicidade nas contratações do Programa Fronteira Segura 2030?
  2. As normas especiais de contratações previstas na Lei nº 12.598/2012, no Decreto nº 7.970/2013 e na Lei nº 14.133/2021 podem ser aplicadas para assegurar celeridade, eficiência e controle nas aquisições estratégicas de bens e serviços voltados à defesa e à segurança nacional diante do caso narrado?

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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